CAE APRECIA DESTINAÇÃO DE 22% DOS RECURSOS DO BNDES PARA AGROINDÚSTRIA
Conforme o autor do parecer, senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), a fixação do percentual "em relação aos desembolsos totais do Sistema BNDES deverá provocar um impacto extremamente positivo na atividade agroindustrial, gerando outros efeitos desejáveis, como a fixação do trabalhador no campo, aumento do emprego e renda fora dos grandes centros e geração de divisas com exportação".
Na justificação de seu projeto, Álvaro Dias observa que, em 1994, a agroindústria registrou uma participação de 29% nos financiamentos concedidos pelo BNDES, percentual reduzido para 13% em 1998.
Outra matéria constante da pauta da CAE é o parecer favorável do senador Pedro Simon (PMDB-RS) a projeto de lei complementar apresentado pelo senador Osmar Dias (PSDB-PR) que amplia de cinco para dez anos o prazo para a redução dos coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A proposta modifica lei complementar de 1997 que determinou a redução dos coeficientes de municípios cuja população era menor que a inicialmente estimada, conforme dados populacionais recenseados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (FIBGE). Pela lei vigente, os municípios que obtiveram ganhos adicionais por terem a população superestimada teriam o FPM submetido a um redutor financeiro aplicado à razão de 20%, cumulativamente, de 1999 a 2003. Na alteração proposta por Osmar Dias, o redutor financeiro é fixado em 10%, de modo que a correção na distribuição do FPM seria encerrada em 2008, quando o redutor atingiria 100%.
26/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprecia projeto que obriga destinação de 22% dos recursos do BNDES para agroindústria
CAE APRECIA PROJETO QUE PREVÊ RECURSOS DO BNDES PARA A AGROINDÚSTRIA
ÁLVARO DIAS QUER 22% DOS RECURSOS DO BNDES PARA AGROINDÚSTRIA
ÁLVARO PROPÕE QUE AGROINDÚSTRIA RECEBA 22% DOS RECURSOS DO BNDES
CAE DISCUTE PROJETO QUE GARANTE DINHEIRO DO BNDES PARA AGROINDÚSTRIA
CAE DISCUTE PROJETO QUE GARANTE DINHEIRO DO BNDES PARA AGROINDÚSTRIA