CAE APROVA CRÉDITO DO AJUSTE FISCAL PARA RONDÔNIA
A operação de refinanciamento, que ocorre no âmbito do programa de Ajuste Fiscal, segue o modelo de outras similares realizadas entre os estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí e a União. "O crédito visa assegurar a sustentação financeira desses estados a longo prazo", afirmou Jucá ao lembrar que Rondônia deverá cumprir, em contrapartida, metas fiscais e financeiras acordadas no programa.
A CAE também aprovou projeto de lei complementar que transfere para o dia 1º de janeiro de 2003 a modificação da lei que dispõe sobre o direito de os empresários e comerciantes não recolherem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente nas aquisições de bens de uso e consumo de seus estabelecimentos.
A medida, que estava prevista para ser implementada a partir de 1º de janeiro do ano que vem, foi adiada, segundo informou o relator, senador Bello Parga (PFL-MA), pois implicaria em uma queda brutal nas receitas dos estados e municípios. "Dessa forma os tesouros dos estados e municípios poderão se adaptar melhor à mudança".
A reunião da Comissão de Assuntos Econômicos foi presidida pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB).
14/12/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
SENADO AUTORIZA MARANHÃO A TOMAR CRÉDITO PARA AJUSTE FISCAL
CAE APROVA CRÉDITOS PARA AJUSTE FISCAL DOS ESTADOS
Flexibilizadas as regras para o ajuste fiscal dos estados
CAE REÚNE GOVERNADORES DO SUL PARA DISCUTIR AJUSTE FISCAL
Parte do Fundo de Pobreza vai para ajuste fiscal
EMPENHO DO CONGRESSO PARA VOTAR AJUSTE FISCAL IMPRESSIONA EUA