CAE APROVA CRIAÇÃO DE TÍTULO DE PARTICIPAÇÃO EM RECEITA DE SERVIÇO PÚBLICO CONCEDIDO



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou na manhã de hoje (20) parecer do senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) favorável a projeto de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) que cria o Título de Participação em Receita do Serviço Público Concedido (TPR).A proposição regulamenta os mecanismos de implementação dos títulos, assim como a abrangência dessa modalidade de papel a ser lançado no mercado financeiro. O título tem como objetivo captar recursos para obras de infra-estrutura junto às concessionárias dos serviços públicos.

Conforme o projeto, o título dá ao seu adquirente o direito de participar da receita bruta da empresa escolhida durante um certo período de tempo, ou seja, o investidor comprará um título de uma determinada concessionária de serviço público, obtendo em contrapartida, uma participação na receita dessa mesma concessionária.

Arruda ressaltou no parecer que o TPR vem a reboque da ampliação das concessões de serviços públicos que estão sendo praticadas pelo atual governo federal e governos estaduais. No seu entender, essa ampliação traz efeitos positivos tais como o de desonerar o Estado de atribuições em que o mesmo não têm eficiência gerencial, além de abrir perspectivas para o incremento de investimentos nesse setor, "já que o Estado, em crise fiscal, não dispõe de excedente a ser alocado na melhoria desses serviços".

A matéria, aprovada em caráter terminativo pela comissão, poderá ir logo ao exame da Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação do projeto pelo plenário do Senado.



20/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova criação de cargos efetivos e comissionados no serviço público federal

CONGRESSO APROVA CRIAÇÃO DE TRÊS NOVAS CARREIRAS NO SERVIÇO PÚBLICO

SERRA PROPÕE CRIAÇÃO DE NOVO TÍTULO PARA FINANCIAR SETOR PÚBLICO

CCJ aprova até seis anos de prisão para agente público que usar indevidamente bem, renda ou serviço público

SP quer ampliar participação de negros, pardos e indígenas no serviço público

Senado aprova criação da Super-Receita