CAE APROVA PARECERES FAVORÁVEIS A OPERAÇÕES DE CRÉDITO EXTERNO



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou parecer do senador Vilson Kleinubing (PFL-SC) favorável à contratação de operação de crédito externo, no valor equivalente a U$ 300 milhões de principal, entre a República Federativa do Brasil e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD, destinada ao financiamento parcial do Projeto de Restauração e Descentralização de Rodovias Federais, a ser executado pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER).

A CAE aprovou ainda parecer do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) favorável à contratação de operação de crédito externo, no valor equivalente a U$ 8,8 milhões de principal, entre a República Federativa do Brasil e o consórcio integrado pelo Banque Paribas e o Barclays Bank PLC, destinada ao Programa de Reaparelhamento da Marinha.

Também foi aprovado parecer do senador Gilberto Miranda (PFL-AM) favorável a que seja promovida alteração na Resolução nº 56, de 1997, que autorizou a contratação de operação de crédito externo no valor equivalente a U$ 275 milhões de principal entre a República Federativa do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, destinada a financiar parcialmente o Projeto de Modernização da Rodovia Fernão Dias, a BR-381, em sua segunda etapa. Com a modificação proposta pela CAE, fica revogado dispositivo que proibia o pagamento, a qualquer título, de valor superior a 5% do total da obra pelos serviços de "gerenciamento, supervisão e meio ambiente".

Na mesma reunião, o presidente da Comissão, senador José Serra (PSDB-SP), concedeu vista coletiva a projeto de lei da Câmara que cria o Sistema de Financiamento Imobiliário. A proposição recebeu parecer favorável do senador Fernando Bezerra (PMDB-RN).

Ao deferir o pedido de vista formulado pelos senadores José Eduardo Dutra (PT-SE) e Esperidião Amin (PPB-SC), Serra defendeu a necessidade de a matéria retornar à pauta na próxima reunião, já que o projeto, em sua avaliação, "é importante porque contempla a organização do sistema privado de financiamento, e, transformado em lei, dará um impulso significativo à construção civil, ao emprego e a uma série de condições favoráveis ao bem-estar da população".

As matérias aprovadas hoje pela CAE serão submetidas ainda à deliberação do plenário.



23/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova dez operações de crédito externo

Senado aprova 15 operações de crédito externo

CAE APROVA OPERAÇÕES DE CRÉDITO EXTERNO PELA UNIÃO

CAE aprova operações de crédito externo para vários estados e municípios

Plenário aprova operações de crédito externo para Rio de Janeiro e Paraíba

Comissão aprova pareceres favoráveis a acordos internacionais