CAE aprova programação monetária do trimestre



A programação monetária relativa ao primeiro trimestre deste ano obteve parecer favorável da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que aprovou o projeto de decreto legislativo proposto pelo relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Com a previsão de aumento do dinheiro em poder do público, tanto nos depósitos à vista nos bancos quanto do papel moeda em mãos dos brasileiros, a mensagem encaminhada pelo Executivo projeta expansão de 6,7% dos meios de pagamento, na variação em 12 meses dos saldos diários desse indicador medido até março de 2004, e de 14,9% no acumulado durante o ano, mostrando a intenção do governo de adotar maior flexibilidade na condução da política monetária. A matéria ainda será votada pelo Plenário.

Suplicy ressaltou em seu parecer o cenário "virtuoso" desenhado pelo governo, com sinais claros de que a economia brasileira está começando a dar mostras de recuperação. Considerou que esse cenário deve ser acompanhado da estabilidade de preços em 2004. Mas pediu que diante das taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) "abaixo da nossa potencialidade e de taxas de desemprego ainda muito elevadas", as autoridades monetárias passem a considerar esses indicadores com a mesma importância dada para as metas de inflação.

De acordo com a mensagem elaborada pelo Banco Central, as liberações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devem injetar R$ 2,8 bilhões na economia deste primeiro trimestre, constituindo um dos principais fatores para a expansão dos meios de pagamento no período. No entanto, o governo deve calibrar a liquidez pelos recolhimentos compulsórios, prevendo queda de 5,4% na emissão primária de moeda (base monetária) no acumulado em 12 meses até março. Ao longo do ano, o BC reafirma sua disposição de ser mais flexível na condução da política monetária, projetando crescimento da base monetária de 15,1% na variação anual até dezembro de 2004.



29/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE aprova programação monetária do trimestre

CAE aprova programação monetária do 1º trimestre

CAE aprova programação monetária do último trimestre do ano

PLENÁRIO APROVA A PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA DO 1º TRIMESTRE

Senado aprova programação monetária para o 3º trimestre

Senado aprova programação monetária para o 4º trimestre