CAE aprova programação monetária do último trimestre do ano
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (12), com os votos contrários dos senadores Roberto Saturnino (PT-RJ) e Heloísa Helena (PT-AL), a programação monetária do país executada pelo Banco Central do Brasil e definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para o quarto trimestre deste ano.
Saturnino alegou que a programação foi completamente superada pelos fatos, não guardando mais nenhuma sintonia com a realidade. Sendo assim, ele entende que a aprovação da matéria pelo Senado cumpriria apenas uma norma burocrática e nada mais.
Ao comentar o seu parecer favorável à mensagem do Presidente da República, o senador Bello Parga (PMDB-MA), relator da matéria, destacou ser normal que toda previsão seja superada pelos fatos, que não se comportam segundo expectativas.
A programação havia sido traçada com base numa tendência de juros declinantes esperados para todo o segundo semestre deste ano, fato que não aconteceu: o Comitê de Política Monetária (Copom) teve de elevar a taxa de juros Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia, do Bacen) de 18 para 21% ao ano, no último dia 14 de outubro, em razão de uma tendência de alta dos preços e uma piora nas expectativas da inflação, explicou o relator.
A programação aprovada na CAE, e que será encaminhada ao exame do Plenário, trabalhou com uma expansão dos meios de pagamentos (papel-moeda em poder do público e depósitos à vista nos bancos), para este ano, de 39,4% comparado a 2001 e com uma expansão de 44,6% para a base monetária (papel-moeda emitido menos reservas bancárias).
Segundo Saturnino, na prática essa programação monetária tornou-se sem efeito a partir do momento em que começou a haver no mercado interno uma grande oscilação cambial, com grande valorização do dólar norte-americano e um comportamento geral de alta dos preços e das taxas domésticas de juros, comprometendo as metas de inflação.
12/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2000
CAE vota programação monetária do último trimestre deste ano
CAE aceita programação monetária do governo para último trimestre de 2009
CAE aprova programação monetária do 4º trimestre
CAE aprova programação monetária do trimestre
CAE aprova programação monetária do 1º trimestre