CAE APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2000
O texto destaca que os juros vêm decrescendo desde março de 1999, quando chegou a 45% anuais. A taxa permaneceu estabilizada em 19% entre julho do ano passado e março deste ano, caindo para 16,5% em julho deste ano, nível que vem sendo mantido por causa da elevação do preço do petróleo.
Elaborado pelo senador Bello Parga (PFL-MA), o parecer foi lido pelo relator substituto, senador Luiz Otávio (sem partido-PA). O texto aprovado pela CAE atesta ainda que a programação monetária apresentada pelo governo é condizente com a política de aumento do crédito e de redução entre as taxas de captação e de aplicação do dinheiro.
O parecer, aprovado por unanimidade na Comissão, ressalta que a previsão para expansão dos meios de pagamentos e da liquidez geral da economia deve variar entre 15% e 20% este ano. Enfatiza ainda que a execução da programação monetária aprovada para o segundo trimestre foi executada dentro dos limites estabelecidos. Segundo o parecer, essa execução "tem contribuído para manter a estabilidade de preços no país.
A questão do desemprego, com taxas acima de 7% da força de trabalho do país, é citada no parecer como um dos maiores problemas nacionais. Mas, segundo o relator, este percentual deve ser revertido, uma vez que o desempenho da produção industrial e o aumento da demanda por bens de capitais prenunciam um possível crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4%.
10/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA O SEGUNDO TRIMESTRE DE 2000
PLENÁRIO APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA O QUARTO TRIMESTRE DE 2000
CAE aprova programação monetária do último trimestre do ano
CAE aceita programação monetária do governo para último trimestre de 2009
CAE vota programação monetária do último trimestre deste ano
Senado aprova programação monetária para o 3º trimestre