PLENÁRIO APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA O QUARTO TRIMESTRE DE 2000
O parecer da CAE destaca que a intenção do governo para a programação monetária permite manter a atual trajetória de taxas de juros básicos. De acordo com o parecer, a constante baixa dessa taxa desde os 45% vigentes em março de 1999 permite manter a política de aumento do crédito e de redução entre as taxas de captação e de aplicação do dinheiro. Hoje, a taxa de juros é de 16,5%, em vigor desde julho deste ano, já que novas baixas foram impossibilitadas graças à elevação do preço do petróleo.
De acordo com o relatório, elaborado pelo senador Bello Parga (PFL-MA) mas relatado pelo relator substituto, senador Luiz Otávio (sem partido-PA), a previsão para expansão dos meios de pagamentos e da liquidez geral da economia deve variar entre 15% e 20% este ano. O texto ressalta que a execução da programação monetária aprovada para o segundo trimestre foi executada dentro dos limites estabelecidos, o que tem contribuído para manter a estabilidade de preços no país.
Segundo o parecer aprovado pela CAE, a programação monetária encaminhada pelo governo a continuidade do sucesso da política econômica do governo, centrada na geração de superávits na balança de pagamentos e na melhoria do saldo comercial e no ingresso de capitais estrangeiros para investimentos diretos.
11/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA O QUARTO TRIMESTRE
CAE APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA O QUARTO TRIMESTRE DE 97
Senado aprova programação monetária do quarto trimestre de 2006
CAE APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2000
CAE APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA PARA O SEGUNDO TRIMESTRE DE 2000
CAE vota programação monetária para o quarto trimestre