CAE aprova projeto que transfere assalto a banco para esfera federal
Senador Cyro Miranda (PSDB-GO)
Assaltos a bancos podem ser considerados crimes contra o sistema financeiro nacional, com investigação a cargo da Polícia Federal. É o que prevê projeto de lei do Senado (PLS 300/2011) aprovado nesta terça-feira (6) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O relator, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), manifestou-se favoravelmente à proposta e defendeu seu encaminhamento à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para decisão terminativa.
Autor do projeto, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) afirma que os dispositivos constitucionais quanto à competência federal para apurar e julgar crimes não se encontram em harmonia. De acordo com a proposta, a ação penal relativa a assaltos a bancos será promovida pelo Ministério Público Federal perante a Justiça Federal.
Na CCJ, o projeto já havia recebido voto favorável no relatório do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), mas teve a tramitação interrompida por um requerimento do senador Humberto Costa (PT-PE), que solicitou o exame pela CAE.
O senador Pedro Taques (PDT-MT) antecipou que, na CCJ, pedirá a anexação do projeto à reforma do Código Penal, em tramitação na Casa.
06/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE APROVA PROJETO QUE TRANSFERE PARA O BRB A GESTÃO DOS RECURSOS DO CENTRO-OESTE
CAE aprova projeto que transfere do BC para o Cade a função de regular concorrência no setor financeiro
Flexa Ribeiro critica concentração de poder na esfera federal
Comissão aprova projeto que transfere para estágio probatório avaliação de pessoa com deficiência aprovada em concurso
Licenciamento ambiental de recursos estratégicos poderá ficar na esfera federal
Serys testemunha assalto em MT e é resgatada pela Polícia Federal