CAE APROVA SOLICITAÇÃO DA BAHIA PARA CONTRATAR OPERAÇÃO DE CRÉDITO EXTERNO



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou hoje (dia 6) parecer do senador Bello Parga (PFL-MA) favorável a solicitação do governo da Bahia para contratar operação de crédito externo, com garantia da União, junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). O empréstimo, no valor de 51 milhões de dólares, será destinado ao financiamento parcial do Projeto de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado da Bahia.

Esse empreendimento, de acordo com o relator da matéria, destina-se "à identificação, quantificação emonitoramento dos recursos hídricos de treze bacias hidrográficas, pré-selecionadas, localizadas na porção do semi-árido nordestino".

- O mérito dessa operação de crédito é evidente. O estado da Bahia possui amplas porções do seu território em pleno semi-árido, de tal sorte que a questão do gerenciamento dos recursos hídricos assume papel relevante, ainda mais neste momento em que a ocorrência iminente do fenômeno "El Niño" ameaça castigar a região com mais uma seca - disse Parga.

A CAE aprovou ainda requerimento do senador Pedro Simon (PMDB-RS) solicitando a realização de audiência pública com a participação do presidente do Banco Central, Gustavo Franco, que deverá prestar esclarecimentos sobre os efeitos da oscilação das bolsas de valores sobre a economia brasileira.



06/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO AUTORIZA BAHIA A CONTRATAR CRÉDITO EXTERNO

Município de Ipatinga poderá contratar operação de crédito externo

Aprovada contratação de operação de crédito externo para governos do Pará e da Bahia

CAE aprova crédito externo de US$ 60 milhões para reduzir mortalidade na Bahia

CAE vota solicitação de crédito externo do BID para projeto de modernização do TCU

Senado aprova operação de crédito externo para o Maranhão