CAE aprova tarifa social de energia



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) acaba de aprovar substitutivo do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) ao PLC 12/08, que estabelece a tarifa social de energia. Conforme destacou o relator da matéria na CAE, a medida constitui-se em instrumento de proteção dos consumidores de baixa renda. Entre as mudanças sugeridas por Raupp, está a de que os subsídios propostos estarão condicionados não apenas ao volume de consumo de energia elétrica, mas também à renda da família beneficiária. 

Na discussão do projeto, o presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), destacou o trabalho do relator na busca de entendimento sobre a matéria. Conforme explicou Mercadante, o projeto, da forma como foi aprovado na Câmara dos Deputados, reduzia recursos do Programa Luz para Todos.

- Como estava, o projeto retirava recursos dos que não têm luz para permitir a redução de tarifa dos que já têm, mesmo que sejam famílias de baixa renda - explicou Mercadante, ao frisar que as mudanças propostas por Raupp, "construídas a partir de ampla negociação", resolvem esse problema. A tarifa social, destacou Mercadante, desonera os contribuintes de menor poder aquisitivo, contribuindo para a redução do custo de vida das famílias carentes. 

Também apoiaram o projeto os senadores Osmar Dias (PDT-PR), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Renato Casagrande (PSB-ES). O projeto vai ao exame da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, posteriormente, será enviado para nova votação na Câmara dos Deputados.



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS APROVA PARECER QUE INSTITUI A TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA

COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA APROVA TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA

CAE aprova alterações na Tarifa Social de Energia Elétrica para beneficiar famílias de baixa renda

Tarifa social de energia vai beneficiar 22 milhões de pessoas

Tarifa Social de Energia Elétrica será debatida em audiência

Geraldo Melo quer resgatar a tarifa social de energia