CAE autoriza ampliação de prazo para Transpetro captar recursos



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (3) relatório do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) favorável ao projeto de resolução que prorroga o prazo concedido pelo Senado em 2001 à Petrobras Transportes (Transpetro) para financiar a aquisição de navios junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A proposta, de autoria do senador Roberto Saturnino (PT-RJ), aumenta o limite de endividamento da empresa e reajusta o valor para contratação de financiamento, tendo em vista a desvalorização do real frente ao dólar. A matéria segue para análise do Plenário, com requerimento de urgência.

Resolução de 2001 havia fixado o prazo de validade da ampliação do limite de endividamento da empresa até 7 de junho próximo. Porém, dificuldades operacionais nas negociações com o BNDES para que a Transpetro assumisse a dívida de 26 navios hipotecados ao Fundo de Marinha Mercante, ligado ao banco, e financiasse a aquisição de quatro novos petroleiros junto à instituição retardaram as operações financeiras.

O aumento do limite de endividamento da empresa, segundo Valadares, também é necessário, já que a Transpetro é uma empresa nova, constituída em 1998, com poucos ativos e, portanto, com baixo nível de endividamento. De acordo com os balanços contábeis, a empresa tinha patrimônio líquido de quase R$ 900 milhões e, em 2002, teve lucro de mais de R$ 600 milhões.



03/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado autoriza ampliação do endividamento da Transpetro

BNDES poderá captar recursos no exterior para financiar setor produtivo

Senado autoriza aumento do endividamento da Transpetro

Bancos vão poder captar recursos lá fora para emprestar a empresas brasileiras no exterior

Plenário pode votar ampliação do limite de endividamento da Transpetro

Pedido de ampliação da capacidade de endividamento da Transpetro será examinado nesta quarta-feira