Pedido de ampliação da capacidade de endividamento da Transpetro será examinado nesta quarta-feira



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) decidiu examinar nesta quarta-feira (2), em nova reunião da semana de esforço concentrado, mensagem com pedido do presidente da República para ampliar em R$ 5,6 bilhões a capacidade de endividamento da Transpetro, subsidiária da Petrobras que opera no transporte de petróleo e derivados. O objetivo é dar suporte a programa de ampliação e renovação da frota de navios, ao mesmo tempo estimulando a recuperação da indústria naval brasileira, com encomendas a estaleiros nacionais.

O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), defendia que a apreciação fosse feita ainda na reunião realizada nesta terça-feira (1º), na qual a proposta foi incluída como item extra-pauta. Com apoio de outros governistas, Jucá argumentou que a importância do projeto justificava a urgência, com o envio da mensagem ao Plenário ainda nesta quinta-feira (3). No entanto, prevaleceu a idéia de que a matéria sequer poderia ser examinada, por ainda estar sem parecer do relator indicado, o senador Romeu Tuma (PFL-SP).

Jucá observou que os investimentos programados pela Transpetro injetam grandes recursos na economia e significam a criação de 22 mil novos empregos. Caso a matéria não possa ir a Plenário na quinta, observou, seu exame final ficará adiado para a próxima etapa do esforço concentrado, na primeira semana de setembro.

O senador César Borges (PFL-BA), o primeiro a se pronunciar contra o exame da matéria na reunião do dia, afirmou que a pressa dos governistas estaria associada a interesse eleitoral.Para reforçar o argumento, leu nota do jornal O Globo, publicada na coluna do jornalista Anselmo Góes, dando conta de que o presidente da República irá em breve a estaleiros no Rio de Janeiro para vistoriar a construção de duas plataformas de petróleo da Petrobras.

- O objetivo é garantir o discurso de que o governo está recuperando o setor e criando empregos - avaliou.

Em debate intenso, Jucá contra-argumentou que a proposta não trata ainda de compras ou licitações de navios. Tuma, o relator, diante da decisão a favor do adiamento do exame, prontificou-se a concluir rapidamente o relatório e encaminhar o texto aos membros da comissão ainda hoje. O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, acompanhou os debates na CAE.

Ainda nesta terça-feira, foi aprovada mensagem do Executivo (MSF 187/06) referente à programação monetária para o terceiro trimestre de 2006, referendada pelo Conselho Monetário Nacional em reunião de junho passado. A variação em 12 meses da médiados saldos diários dos meios de pagamento foi estimada em 14,5% para setembro e em 13,9% para dezembro. Foi também aprovado o relatório sobre a execução do trimestre anterior.



01/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedido de vistas sobre projeto que cria Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares será examinado nesta quarta-feira

Senado autoriza ampliação do endividamento da Transpetro

Plenário pode votar ampliação do limite de endividamento da Transpetro

Ampliação de uso da radiofrequência na faixa de 2.5 MHz será discutida nesta quarta-feira

Projeto que estimula a fidelidade partidária será examinado pelo Senado nesta quarta

Pedido de criação da CPI dos "sanguessugas" será lido nesta quarta