CAE confirma pagamento de adicionais a trabalhador da área de limpeza



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou em turno suplementar, nesta terça-feira (15), substitutivo a projeto de lei (PLS 203/2005) que estabelece o pagamento de adicionais de insalubridade e de atividade penosa a trabalhadores que atuam em serviços de limpeza, asseio, conservação e coleta de lixo.

A intenção inicial do autor do projeto, senador Paulo Paim (PT-RS), era assegurar à categoria o direito a aposentadoria especial aos 25 anos de serviço. Mas a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) excluiu essa possibilidade, sob o argumento de que a Constituição veda a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários do regime geral de previdência social.

O relator na CAE, senador Blairo Maggi (PR-MT), concordou com a mudança feita pela CAS e apresentou substitutivo definindo o pagamento desses adicionais.

Como o PLS 203/2005 foi aprovado em decisão terminativa pela CAE, seguirá direto para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado.



15/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovados adicionais para trabalhadores da área de limpeza

Metrô: Empresa terá educação continuada para terceirizados da área de limpeza

Metrô: Companhia terá educação continuada para terceirizados da área da limpeza

PEC prevê piso salarial nacional para servidores da área de limpeza urbana

CCJ pode decidir sobre piso salarial para servidores públicos da área de limpeza

ACM confirma pagamento dos 11,98 junto com a Câmara