CCJ pode decidir sobre piso salarial para servidores públicos da área de limpeza



Está em análise, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), proposta que prevê a definição de um piso salarial nacional para os servidores públicos da área de limpeza urbana, por meio de lei específica. A PEC 34/2010 beneficia os profissionais que exercem as funções de varredores, coletores e agentes de limpeza urbana.

O autor, senador Paulo Paim (PT-RS), explica que a proposta busca fazer justiça garantindo aos servidores uma remuneração mínima, “não sujeita a distorções e a diferenças muitas vezes inexplicáveis entre regiões do país”.

Paim ressaltou que a proposição vai complementar projeto de sua autoria (PLS 464/2009) que fixa o piso salarial do gari e define o grau do adicional de insalubridade que lhe é devido.

- Esses profissionais, além de manterem a cidade limpa, fazem do próprio trabalho uma atividade indispensável ao meio ambiente, ao garantirem a limpeza urbana com tarefas como a coleta de lixo, a capinagem e a varrição – disse.

O senador lembrou que o Congresso Nacional já estabeleceu pisos salariais nacionais para outros profissionais, como os da educação escolar pública e os agentes comunitários de saúde. Se aprovada pela CCJ, a PEC 34/2010 segue para  análise do Plenário.



26/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEC prevê piso salarial nacional para servidores da área de limpeza urbana

Paim comemora acordo que garante piso salarial nacional para professores públicos gaúchos

CDH pode decidir sobre dispensa de comparecimento de idosos doentes a órgãos públicos

FREITAS DEFENDE REAJUSTE SALARIAL PARA SERVIDORES PÚBLICOS

Projeto que define piso salarial de professores pode seguir para a Câmara

BERNARDO CABRAL PEDE POLÍTICA SALARIAL MENOS DURA PARA SERVIDORES PÚBLICOS