CAE DEBATE DÍVIDA ATIVA NA QUARTA-FEIRA
De acordo com a assessoria do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), presidente da CAE, estima-se que cerca de R$ 310 bilhões compõem a dívida ativa de contribuintes (pessoas físicas e jurídicas). O senador destaca que com tal montante o país poderia elevar o salário mínimo sem necessidade de sequer cogitar aumento de impostos.
O senador explicou que questões judiciais envolvendo o pagamento de impostos que tramitam nas varas federais do país chegam a perder o prazo legal de julgamento porque os tribunais não possuem estrutura suficiente para analisar todos os casos dentro do tempo hábil. Na reunião da CAE, os juízes federais convidados poderão apresentar um quadro da situação.
Nesta primeira audiência os parlamentares tentarão esclarecer quantos processos existem, qual o real valor das ações e se há possibilidade de acordo para o recebimento de, pelo menos, parte da dívida, entre outras questões. Depois desse debate, a comissão deve receber os ministros do Orçamento, Martus Tavares, e da Fazenda, Pedro Malan, para continuar a discutir o assunto.
17/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE DEBATE DÍVIDA ATIVA COM PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS FEDERAIS
CAE DEBATE DÍVIDA ATIVA COM PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS FEDERAIS
SUPLICY ALERTA PARA A COBRANÇA DA DÍVIDA ATIVA
ARRUDA DIZ QUE DÍVIDA ATIVA JÁ ESTÁ INCRITA NO ORÇAMENTO
Governo libera devedores até R$ 1 mil de entrar na Dívida Ativa da União
Projeto de Demóstenes permite o protesto da Certidão de Dívida Ativa