CAE debaterá com governo recriação da Sudene



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realizará audiência pública com o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, e com a coordenadora do projeto Nova Sudene - Rede Viva, Tânia Bacelar, para conhecer as políticas públicas de desenvolvimento regional que o governo federal pretende implementar. O requerimento para convite do ministro, apresentado pelo senador César Borges (PFL-BA), foi aprovado na manhã desta terça-feira (1) pela CAE. O senador também pretende obter informações específicas sobre o papel das agências de desenvolvimento, especialmente a dedicada à Região Nordeste.

O convite para a coordenadora do programa Nova Sudene - Rede Viva foi apresentado pelo senador Efraim Morais (PFL-PB), que pretende obter dados do trabalho coordenado por Tânia Bacelar de recriação da extinta Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Os autores dos requerimentos concordaram com sugestão do senador Fernando Bezerra (PTB-RN) de ouvir os convidados conjuntamente.

Na mesma reunião, o senador Almeida Lima (PDT-SE) citou requerimento de sua autoria, já aprovado pela CAE, que solicita a realização de audiência pública com a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, para exposição do programa de governo para instalação de novas refinarias no país. O presidente da comissão, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), informou que a secretaria do colegiado já entrou em contato com a assessoria da ministra para agendar uma data apropriada.

Tebet aproveitou para anunciar os integrantes de duas subcomissões criadas pela CAE. Comporão a Subcomissão de Mineração os senadores Luiz Otávio (PMDB-PA), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Sérgio Guerra (PSDB-PE), Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Ana Júlia (PT-PA). A Subcomissão de Turismo será formada pelos senadores Aelton Freitas (PL-MG), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), Paulo Octávio (PFL-DF), Leonel Pavan (PSDB-SC) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

Cidades

O presidente da CAE, senador Ramez Tebet, informou a realização, no próximo dia 29, de audiência pública com o ministro das Cidades, Olívio Dutra, e com o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Eduardo Levi Mattoso, solicitada pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que pretende debater as políticas públicas do governo para a construção de casas populares e para ações de saneamento e urbanização.



01/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim diz que há negligência do governo na recriação da Sudene

Recriação da SUDAM e da SUDENE - já implementada

Senadores criticam atraso na recriação da Sudene

Senadores voltam a defender recriação da Sudene

Garibaldi lamenta indefinição sobre recriação da Sudene

CAE ouvirá Ciro Gomes sobre recriação da Sudene