Garibaldi lamenta indefinição sobre recriação da Sudene



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) lamentou as indefinições que continuam a cercar a reabertura da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O assunto foi tema de audiência pública com o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, nesta terça-feira (11), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Segundo Garibaldi Alves, o ministro informou que a autarquia não será mais um órgão executor, atuando apenas no planejamento e orientando as ações de outros órgãos federais e estaduais no Nordeste. O senador pelo Rio Grande do Norte teme que ao revitalizar a Sudene, nesses termos, a instituição volte a experimentar o desprestígio e o esvaziamento vividos no passado.

- Creio que devemos ter uma política de desenvolvimento regional sustentada, consolidada, pois não podemos voltar aos últimos anos da década de 1980, quando a prioridade passou a ser o combate à inflação, o equilíbrio das contas externas e a promoção do ajuste fiscal - afirmou.

Garibaldi Alves também se mostrou preocupado com a ânsia dos estados em compensar as perdas com o fim da guerra fiscal com a apropriação de recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR), importante para a retomada da política de desenvolvimento regional. Também se mostrou preocupado quanto a indefinições sobre a implantação de parcerias público-privado no desenvolvimento do país, especialmente do Nordeste.

Em aparte, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) lamentou a demora do governo em tocar os projetos de concessão para estradas federais, afirmando que o governo não faz nem deixa a iniciativa privada recuperar as rodovias.



11/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi destaca recriação da Sudene, programa do leite e transposição

CAE ouvirá Ciro Gomes sobre recriação da Sudene

CAE vai ouvir Ciro Gomes sobre projeto de recriação da Sudene e da Sudam

CAE vota nome para CVM e ouve Ciro Gomes sobre recriação da Sudene e da Sudam

Recriação da SUDAM e da SUDENE - já implementada

CAE debaterá com governo recriação da Sudene