CAE debaterá construção de casas populares com ministro das Cidades e presidente da Caixa



O ministro das Cidades, Olívio Dutra, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Eduardo Levi Matoso, participarão na terça-feira (29) de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sobre as políticas públicas do governo para a construção de casas populares e ações de saneamento e urbanização. A audiência terá início as 10h, na sala nº19 da Ala Alexandre Costa.

O objetivo da audiência, proposta pelo senador Arthur Virgílio Nato (PSDB-AM), é subsidiar os senadores acerca das ações da atual administração federal com vistas a atenuar o elevado déficit habitacional do país. O Senado, argumenta o parlamentar na justificativa de seu requerimento, precisa conhecer os projetos e financiamentos para as diferentes camadas da população brasileira, bem como as ações paralelas na área de infra-estrutura de saneamento e urbanização.

Flexibilização

Na última quarta-feira (23) o problema do déficit habitacional brasileiro foi tema de debates no Plenário do Senado. O senador João Capiberibe (PSB-AP) reivindicou a flexibilização do limite de endividamento do setor público na área de desenvolvimento urbano - saneamento, transportes e habitação.

O senador argumentou que embora o Brasil necessite de 6 milhões de novas moradias para atender aos milhões de pessoas que demoram em condições subumanas, o rigor no limite desse endividamento tem impedido que estados e municípios tenham acesso aos recursos disponíveis para investimentos no setor.

Dados do próprio Palácio do Planalto, disse Caperibe, revelam que, no ano passado, a Caixa Econômica Federal tinha contratado, para saneamento e estrutura, R$ 262 milhões. No final do ano, ao fechar a contabilidade, só tinham sido gastos R$19 milhões.

O limite de financiamento, conforme o senador, funciona como uma camisa de força que não apenas imobiliza os governos municipais como atormenta as populações de baixa renda, vedando-lhes os benefícios que resultariam do investimento desses recursos.



25/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR vota projeto que incentiva construção de casas populares

Em Monte Alto, CDHU inicia construção de 198 casas populares

Renildo Santana pede construção de mais casas populares

Madeira apreendida poderá ser destinada à construção de casas populares

Madeira ilegal poderá ser usada na construção de casas populares

Governo apresenta novo modelo para construção de casas populares