Renildo Santana pede construção de mais casas populares
O senador Renildo Santana (PFL-SE) pediu a edificação de mais casas populares como forma de garantir a recuperação do setor de construção civil. Ele lembrou que há 7 milhões de famílias sem casa no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que 4,5 milhões dessas famílias têm renda mensal menor que três salários mínimos.
Lembrando que a meta do governo para 2003 aponta a construção de 360 mil habitações, o senador calculou serem necessários quase 20 anos para acabar com o atual déficit de moradias.
A crise que o setor atravessa desde 2001, assinalou o parlamentar, fechou 100 mil postos de trabalho. O setor, disse Renildo, representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil, tendo gerado no ano passado uma renda de R$ 94 bilhões.
Renildo Santana disse ainda que cada R$ 1 milhão investido na construção civil gera 29 empregos diretos, 18 indiretos e 18 induzidos. E apontou que o setor tem -papel decisivo na absorção de mão-de-obra de menor qualificação-, acrescentando que a construção civil utiliza capital, tecnologia e insumos predominantemente nacionais, não pressionando a balança de pagamentos do país.
05/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mauro Miranda pede apoio para emenda da CAS prevendo construção de casas populares
Renildo Santana pede ao presidente Lula que mude o leme da economia
Renildo Santana defende sistema tributário mais justo
CDR vota projeto que incentiva construção de casas populares
Em Monte Alto, CDHU inicia construção de 198 casas populares
Madeira apreendida poderá ser destinada à construção de casas populares