CDR vota projeto que incentiva construção de casas populares



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) deve votar nesta quinta-feira (19), a partir das 11h, em decisão terminativa, projeto (PLS 351/05) de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que altera dispositivos da lei que criou o Programa Especial da Habitação Popular (PEHP). A intenção é permitir que cooperativas, associações, mutirões habitacionais, construtoras e iniciativas coletivas ou individuais possam executar as ações financiadas com recursos do programa, principalmente para construção de casas populares, compra de material de construção e urbanização de assentamentos.

O projeto de Simon tambémaumenta de três para cinco salários mínimos o teto para que mais famílias tenham acesso ao programa de habitação popular.

Amazônia Legal

Na mesma reunião, a CDR deve analisar, também em decisão terminativa, projeto de autoria do senador Jonas Pinheiro (DEM-MT) que retira o estado de Mato Grosso dos limites da Amazônia Legal. De acordo com o projeto (PLS 5/07), com a saída de Mato Grosso, a Amazônia Legal passaria a ser composta pelos estados do Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia e Amapá.

Na prática, a proposta de Jonas Pinheiro tem por meta corrigir os limites da Amazônia Legal, previstos na legislação ambiental brasileira. Para ele, o bioma Cerrado, que domina o estado de Mato Grosso, não tem nada a ver com o bioma Amazônia, da Região Norte. Foi para acabar com tal distorção, como explicou o senador, que ele resolveu apresentar o projeto.

Jonas Pinheiro deixou claro que a proposta, caso venha a ser transformada em lei, também trará reflexos econômicos positivos para o seu estado. É que as multinacionais, segundo ele, não estão comprando produtos agrícolas do estado porque, conforme esclareceu, entendem que a soja, o milho e o algodão, por exemplo, estão sendo produzidos na região de mata, provocando desmatamento e outros problemas ambientais.

-Isso não é verdade. Esses e outros produtos estão sendo plantados no cerrado, não tendo, portanto, nada a ver com degradação ambiental da Amazônia - esclareceu Jonas Pinheiro, para quem o projeto, se aprovado, irá acabar com o estereótipo de que Mato Grosso "só sabe derrubar mata".

16/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que incentiva municípios a construírem casas populares tem parecer favorável de relator na CAE

ACM cobra participação do governo federal em projeto de construção de casas populares na Bahia

CDR analisa projeto que pode reduzir preço de material de construção para casas populares

Projeto em votação na CDR pode baratear custo do material de construção destinado a casas populares

CDR vota projeto que favorece construção de habitações populares

Em Monte Alto, CDHU inicia construção de 198 casas populares