CAE discutirá aumento de recursos para transporte coletivo ou não motorizado



VEJA MAIS

Projetos de infraestrutura urbana de transportes coletivos ou não motorizados, como corredores expressos e ciclovias, poderão receber no mínimo 5% dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) incidente sobre combustíveis. É o que prevê o projeto de lei do Senado (PLS 11/2013) que está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A reunião está marcada para terça-feira (5), às 10 horas.

De autoria do senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), a proposta faz um acréscimo na Lei 10.636/2002, que já prevê como objetivos da aplicação dos recursos da Cide-Combustíveis, entre outros, a diminuição do tempo de deslocamento dos usuários do transporte público coletivo e a melhoria da qualidade de vida da população.

Os recursos, no entanto, "pouco têm sido utilizados para suas destinações constitucionais, sendo frequentemente retidos no caixa do Tesouro Nacional para a composição de superávits primários", como explica o autor na justificação da matéria.

Rodrigues também aponta a dificuldade com que governos municipais e estaduais lidam com investimentos em transportes coletivos. O resultado, segundo o autor, tem sido a “formação quilométrica de engarrafamentos cotidianos e a restrição generalizada ao direito de ir e vir no território urbano, tanto em relação aos pedestres, quanto no que se refere aos próprios condutores de veículos”.

O voto do relator, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), é pela aprovação do projeto. Se aprovado, o texto ainda terá de passar pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), onde será apreciado em decisão terminativa.



01/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisa indica aumento no uso de transporte coletivo

Municípios que não exigirem adaptação de transporte coletivo às pessoas com deficiência podem perder recursos da União

São paulo realiza pesquisa para melhorar o transporte coletivo

Requião apresenta assinaturas para instalação de CPI do Transporte Coletivo

Para renovar frota, proposta barateia veículos de transporte coletivo

Roberto Requião pede criação de CPI para investigar transporte coletivo