CAE discutirá proteção aos avalistas



Os avalistas poderão ter o seu imóvel protegido legalmente de penhora nos casos em que houver dívida do locatário afiançado. O parecer do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) favorável a essa proposta será examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (24).

O relator seguiu posição semelhante à adotada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), recomendando a aprovação do projeto de lei apresentado pelo ex-senador Carlos Patrocínio por entender que ele é mais abrangente que a proposição encaminhada pelo ex-senador Lauro Campos. As duas propostas tramitam em conjunto.

Na justificação do seu projeto, Patrocínio chama a atenção para o fato de que são poucas as pessoas que conhecem o risco que correm de ter o seu único imóvel, considerado bem de família, sujeito a penhora quando se tornam avalistas. Isso porque nos contratos de locação está prevista a renúncia da segurança legal que protege o bem de família das execuções nos processos de cobrança.

A pauta da CAE inclui também outros sete itens. Todos são não terminativos por se encontrar obstruída a votação de matérias terminativas nas comissões até que o Plenário consiga apreciar as medidas provisórias que estão trancando a sua pauta. Um deles, com parecer favorável do senador Romero Jucá (PMDB-RR), garante aos estados e ao Distrito Federal a atualização monetária das suas dívidas com a União, que foram refinanciadas, pelo Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI).

A utilização desse indexador só estava prevista nos contratos na hipótese de variação positiva desse índice. A proposta do ex-senador Adir Gentil prevê que os devedores poderão se beneficiar do comportamento negativo do IGP-DI, -estabelecendo que a União poderá utilizar tal valor para compensar débito vencido desses entes-, ressalta o relatório de Jucá.



23/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oficina discutirá planejamento para proteção de áreas ciliares

CI discutirá criação de gasodutos

CDH discutirá proposta de mudança na CLT

CRE discutirá Protocolo de Olivos

CRA discutirá crise na suinocultura

Presidente do STF discutirá precatórios na CAE