CAE EXAMINA REPARAÇÃO FINANCEIRA A AERONAUTAS CASSADOS



A Comissão de Assuntos Econômicos aprecia nesta terça-feira (dia 28) projeto de lei do senador Roberto Freire (PPS-PE) que regulamenta o dispositivo constitucional que garante reparação econômica a aeronautas e aeroviários que foram impedidos, por atos institucionais durante o regime militar, de exercerem a profissão. A Constituição concedeu anistia a todos os que, desde 1946, foram atingidos por atos de exceção e em decorrência de motivação exclusivamente política.

De acordo com o relator da matéria, senador Ney Suassuna (PMDB-PB), a lei deveria ter entrado em vigor em outubro de 1989. Ele observou que a Constituição deixa bem claro que os aeronautas e aeroviários punidos e anistiados também têm direito à aposentadoria. No entanto, dois projetos neste sentido, aprovados pelo Congresso anteriormente, foram integralmente vetados pelo presidente da República por conterem aspectos inconstitucionais.

O senador Ney Suassuna, em seu relatório, eliminou os dispositivos considerados inconstitucionais. "Desse modo, o projeto passou a não confrontar os ditames constitucionais sobre a matéria. Ademais, a iniciativa é, de fato, doCongresso Nacional e já deveria ter sido consubstanciada há mais de oito anos", afirmou o relator.

O projeto prevê que o cálculo da indenização tem como base o salário de comandante de Boeing 737, equipamento considerado inicial e básico da aviação comercial brasileira. A indenização deveria ser paga em conta corrente até 60 dias após a entrada do requerimento, que deverá ser entregue no prazo de 60 dias após a publicação da lei. Essa indenização, de acordo com o projeto, seria considerada "crédito de natureza alimentícia" e seria extensível aos herdeiros e dependentes dos beneficiários falecidos.



24/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


AERONAUTAS E AEROVIÁRIOS PUNIDOS TERÃO REPARAÇÃO ECONÔMICA

Cristovam critica tese da reparação financeira para descendentes de escravos

CAS examina projeto que garante reparação de mama em caso de cirurgia oncológica

Plenário examina mais uma MP da crise financeira

CI examina aumento da compensação financeira pela exploração de minério de ferro

CAS examina dois projetos que elevam compensação financeira pela exploração mineral