CAE irá debater crise no setor têxtil e evolução da conjuntura econômica



A crise enfrentada pela indústria têxtil e de vestuário será debatida pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em data ainda a ser marcada. Para o senador Edison Lobão (DEM-MA), autor do requerimento solicitando a realização da audiência pública, as "desmedidas" importações, com destaque para os produtos chineses, e as implicações do câmbio, que comprometem gravemente, segundo ele, as exportações brasileiras, estão sufocando os produtores nacionais.

Serão convidados para a audiência pública os ministros da Fazenda, Guido Mantega; das Relações Exteriores, Celso Amorim; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; e do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

Também deverão tomar parte da reunião o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid; o presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Josué Gomes da Silva; e a presidente das Costureiras de São Paulo e Osasco, Eunice Cabral.

Tomando por base estudo da Abit, Edison Lobão concluiu que a situação do setor têxtil e de vestuário "é desalentadora", apesar de ser um setor gerador de empregos dos mais robustos do país - com cerca de sete milhões de trabalhadores diretos - além de ser"criador de tecnologias e ávido consumidor de mercadorias de origem agrícola e petroquímica".

Foi aprovado também requerimento do senador Renato Casagrande (PSB-ES)solicitando audiência pública para debater as conseqüências da política cambial nos setores de brinquedos, calçados e vestuário.

Política econômica

A CAE aprovou ainda requerimento do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que preside o colegiado, convidando o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para falar sobre a política econômica e a evolução da conjuntura econômica. A previsão é que a audiência pública seja realizada no dia 19 de junho, às 10h.

Foi aprovado também requerimento do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) solicitando realização de audiências públicas para debater os limites do endividamento dos governos estaduais e municipais.



29/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY ALERTA PARA CRISE DO SETOR TEXTIL

Marcos Guerra alerta para crise do setor têxtil

PEDRO PIVA QUER CONVOCAR CAE PARA DEBATER CRISE ECONÔMICA

CAE debate conjuntura econômica com representantes de bancos

CONJUNTURA ECONÔMICA DIFICULTA ELABORAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Farret analisa conjuntura econômica do Brasil