PEDRO PIVA QUER CONVOCAR CAE PARA DEBATER CRISE ECONÔMICA
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), Pedro Piva (PSDB-SP), disse hoje (26) que vai marcar reunião da comissão para discutir a "grave situação do país". O anúncio foi feito durante reunião da CAE que aprovou refinanciamento para Minas Gerais e a nova composição do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Pedro Piva disse que vai convocar a CAE para que os senadores debatam a situação macroeconômica, analisando problemas que estão levando muitas empresas à concordata e à inadimplência, bem como à falência do sistema bancário.
- É dramático verificar o aumento da dívida pública e o estado de inadimplências e concordatas. Deveríamos ter uma reunião muito séria para discutir os juros extorsivos que estão levando o país a uma situação insustentável - disse Piva.
O senador José Fogaça (PMDB-RS) discordou de Piva, afirmando que bom para o sistema financeiro era a inflação e o país conviveu com "essa perversidade" ao longo de 30 anos. O fim da inflação, acrescentou Fogaça, é o fim dessa transferência de renda para o setor financeiro, por esse motivo houve "quebradeira" nos bancos.
Fogaça disse que "não dá para comparar as coisas". Segundo ele, o que o sistema financeiro levou nesse período de inflação é quase nada perto dos recursos do Proer, o programa de socorro aos bancos patrocinado pelo governo. A reunião foi mantida por Piva mas ainda está sem data marcada.
26/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
PEDRO PIVA DEFENDE "FIRME MUDANÇA NA POLÍTICA ECONÔMICA"
Senado poderá convocar Mantega e Meirelles para debater crise financeira
João Pedro quer convocar assessor de Alvaro Dias para explicar vazamento de dossiê
CAE irá debater crise no setor têxtil e evolução da conjuntura econômica
João Pedro quer convocar envolvidos na venda de terras públicas na Amazônia a estrangeiros
Lobão considera inútil convocar Comissão Representativa para debater IR