CAE muda regras de intervenção e liquidação de instituições financeiras



O projeto que estabelece controle externo nos processos de intervenção e liquidação de instituições financeiras pelo Banco Central foi aprovado nesta terça-feira (29), em caráter terminativo, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). De autoria do senador Romero Jucá (PSDB-RR), o texto seguirá diretamente para a Câmara, caso não seja apresentado recurso para sua votação em Plenário.

O projeto inclui dois novos dispositivos na atual legislação. O primeiro determina que o Banco Central encaminhe semestralmente à CAE relatório detalhado do que está ocorrendo com as instituições financeiras sob processo de intervenção e liquidação. O segundo prevê que a nomeação dos interventores e dos liquidantes seja referendada pelo Senado Federal, por meio de voto secreto, após serem sabatinados pela CAE, no prazo de 90 dias depois de serem nomeados.

O parecer do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) foi favorável à proposta que, segundo ele, dará maior transparência a esses processos,com um controle externo exercido pelo Senado sobre matéria de grande importância. Aprovado por 19 votos, o projeto teve apenas uma abstenção do senador João Alberto Souza (PMDB-MA) que pediu esclarecimento sobre o processo de nomeação dos interventores e liquidantes, por entender que não ficou claro no projeto quem será responsável pelo encaminhamento dos nomes. Jucá observou o encaminhamento ao Congresso Nacional é feito pela Presidência da República.

Na justificação do projeto, Jucá lembra que o BC decretou mais de 186 liquidações e mais de 110 regimes de administração especial temporária (RAET) nos últimos 10 anos. Alguns deles, segundo o senador, estão se arrastando por -um tempo injustificável e nocivo para a economia da região diretamente atingida pela intervenção-. Exemplificou com o caso do Banco Estadual de Roraima, que vai completar10 anos sem uma solução. Jucá disse que decidiu reapresentar o projeto pela sua importância. A proposta havia sido arquivada por não ter sido apreciada na legislatura passada dentro do prazo regimental.



29/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão de liquidação de instituições financeiras ouve dirigentes do BC

Calmon de Sá será ouvido na Subcomissão da Liquidação de Instituições Financeiras

JUCÁ PROPÕE MUDANÇA NA LEGISLAÇÃO SOBRE LIQUIDAÇÃO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Relatório final da subcomissão propõe extinção da liquidação extrajudicial de instituições financeiras

Ciro critica 'oportunismo' das instituições financeiras

Instituições financeiras investem R$ 38,4 bilhões no financiamento estudantil