CAE ouvirá opinião de governadores sobre reforma tributária



O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Ramez Tebet (PMDB-MS), apresentou requerimento, aprovado em reunião nesta terça-feira (19), pelo qual a comissão se reunirá ainda este mês com cinco governadores, representantes das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste para tratar da reforma tributária, em discussão na Câmara.

O senador sugeriu os nomes dos governadores Germano Rigotto, do Rio Grande do Sul; Aécio Neves, de Minas Gerais; Eduardo Braga, do Amazonas; Marconi Perillo, de Goiás, e Wilma de Faria, do Rio Grande do Norte.

Outra audiência pública aprovada pela CAE foi solicitada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) e deverá reunir os presidentes do Banco Central, da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e dos Bancos Itaú e Bradesco, para discutir a legislação sobre juros bancários e a criação de um grupo de trabalho que objetive reduzir os juros atualmente cobrados pelas instituições financeiras.

Os senadores também aprovaram outro requerimento do senador Romero Jucá solicitando audiência pública com dirigentes do Sistema de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para tratar de projeto da Câmara que tramita na CAE e destina parte dos recursos dirigidos à entidade para o Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Jucá, as informações do Sebrae são de que, caso aprovado o projeto, os recursos hoje destinados à entidade seriam reduzidos em até 50%, o que poderia inviabilizar seu funcionamento.

Atentado em Bagdá

O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), manifestou, em nome do Executivo, repúdio ao ato terrorista ocorrido no início desta manhã na capital do Iraque, Bagdá, em que uma explosão de bomba no prédio sede da Organização das Nações Unidas (ONU) acabou atingindo o embaixador brasileiro naquela cidade, Sérgio Vieira de Melo, gravemente ferido no atentado.

- Esse tipo de prática violenta contra instituições multilaterais não pode continuar a ocorrer e o Brasil, além de se solidarizar com a família do embaixador, continuará lutando contra essas violências - disse Mercadante.

Os senadores Hélio Costa (PMDB-MG), na presidência da CAE, e Eduardo Suplicy (PT-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional , associaram-se ao líder e também lamentaram o ato terrorista.



19/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE ouvirá governadores sobre reforma tributária

GOVERNADORES DO PMDB FALAM SOBRE REFORMA TRIBUTÁRIA COM JOSÉ SARNEY

Governadores debaterão reforma tributária na CCJ

CAE debate com governadores a reforma tributária

Governadores discutem reforma tributária com Sarney

Reforma tributária é tema de encontro com governadores