CAE realiza seminário sobre dolarização



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza nesta quinta-feira(dia 22), a partir das 9h, o seminário Dolarização Versus Pluralismo Monetário, com oobjetivo de discutir os riscos para os países que trocam sua moeda pelo dólarnorte-americano. O primeiro palestrante será o presidente do Banco Central, ArmínioFraga, segundo anunciou nesta quarta-feira (dia 21), em plenário, o senador EduardoSuplicy (PT-SP), que coordena o seminário junto com o senador Bernardo Cabral (PFL-AM).

- Diante de dificuldades crescentes de alguns países, como aArgentina, não é de todo impossível que, em futuro próximo, se veja o Brasil cercadode economias dolarizadas. É da maior importância agirmos, o Brasil e os demais paísesda América Latina, para evitar uma evolução indesejável – disse Suplicy.

Além de Armínio, participarão do seminário, na parte da manhã, odeputado Delfim Neto (PPB-SP), o ex-presidente do Banco Central Paulo Pereira Lira, oeconomista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Celso Martone e o economista eprofessor da Fundação Getúlio Vargas Paulo Nogueira Batista. A Mesa da tarde seráintegrada pelo professor de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp) Luiz Gonzaga deMello Belluzzo, pelo ex-presidente do Banco Central Afonso Celso Pastore, pelo diplomata ediretor do Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais (IPRI) do Itamaraty SamuelPinheiro Guimarães, pelo professor do Instituto Brasileiro de Estudos do Mercado deCapitais (IBMEC) Eduardo Giannetti da Fonseca e pelo diretor de Assuntos Internacionais doBanco Central, Daniel Gleizer.

Os conferencistas farão avaliações sobre vários temas, entre osquais os prós e contras da adoção do dólar por outros países das Américas; asvantagens e desvantagens da flutuação cambial, da currency board (caixa deconversão) e outros regimes cambiais; a possibilidade e conveniência da criação demoeda única para o Mercosul; os movimentos de capital e as crises financeiras nocontinente americano.

Para dar um exemplo de como a idéia da substituição de moedas locaispelo dólar está avançada, Suplicy referiu-se ao Guia do Cidadão para aDolarização, disponível no site do Senado norte-americano na Internet http://www.senate.gov.Produzido pelo Comitê de Bancos daquela casa parlamentar, o guia aponta várias vantagenspara os países que adotarem a moeda norte-americana: inflação menor, crescimentoeconômico mais rápido, sistemas financeiros mais sólidos, maior disciplinaorçamentária e taxas de juros mais baixas.

O senador observou que, ao dolarizar sua economia, um país abre mãode definir por iniciativa própria o volume de dinheiro em circulação necessário, entreoutros fins, ao seu crescimento econômico, ficando à mercê dos interesses dos EstadosUnidos.

- O dólar comum seria uma facilidade adicional para os interessescomerciais das empresas norte-americanas, mas para os países significaria uma perdabrutal de soberania – alertou Suplicy.

21/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado promove seminário sobre dolarização

Cabral pede a participação de senadores em seminário sobre dolarização

Economistas descartam dolarização em seminário da CAE

Suplicy anuncia seminário que vai discutir dolarização

Secretaria realiza seminário sobre democracia

USP realiza seminário sobre deficiência visual