CAE vai debater redução de risco em empréstimos de fundos constitucionais



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) decidiu nesta terça-feira (6) realizar audiência pública para debater a viabilidade de dispositivo que veda a concessão de empréstimos com risco integral para os chamados fundos constitucionais.

Pela proposta (PLS 239/08), de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), em tramitação no colegiado, as instituições financeiras deverão assumir pelo menos 50% do risco de crédito decorrente de operações financeiras lastreadas com recursos dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE), do Centro-Oeste (FCO).

Deverão ser convidados para a audiência pública, marcada para o próximo dia 21, os presidentes do Banco da Amazônia (Basa), do Banco do Brasil (BB) e do Banco do Nordeste (BNE), além de gestores dos três fundos constitucionais.

Para Jereissati, como os bancos gestores não correm risco e estão liberando recursos sem a devida análise, prejudicando os fundos constitucionais. Conforme o senador, já há registro de graves prejuízos financeiros nos três Fundos.

Pré-sal

A CAE também aprovou requerimento do senador Tião Viana (PT-AC) propondo audiência pública para debater impactos econômicos e financeiros decorrentes da exploração do pré-sal . Foram convidados para a reunião, a ser realizada no próximo dia 20, o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega e o diretor financeiro da Petrobras, Almir Guilherme Barbassa.

Municípios

Na mesma reunião, o presidente da CAE, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), designou os 18 parlamentares (nove titulares e nove suplentes) que irão compor a Subcomissão Permanente de Assuntos Municipais. O presidente e o vice-presidente da subcomissão deverão ser escolhidos nos próximos dias.

De iniciativa do senador César Borges (PR-BA), a subcomissão, que atuará até 2010, terá por meta apresentar propostas destinadas a minimizar a crise por que passa a maioria dos municípios.



06/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE vai debater risco de operações de crédito com recursos dos fundos constitucionais

CDR poderá votar redução nos encargos financeiros de empréstimos dos fundos constitucionais

Jorge Viana pede redução das taxas cobradas nos empréstimos dos fundos constitucionais

Bancos não querem projeto que impõe riscos nos empréstimos dos fundos constitucionais. Jereissati acusa uso político nos financiamentos

Aprovada proposta de redução de juros em financiamento de fundos constitucionais

Começa reunião para examinar criação de ZPEs e debater fundos constitucionais