CAE vai sabatinar indicado para Adene



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) irá sabatinar nesta terça-feira (5) o economista e consultor José Zenóbio Teixeira de Vasconcelos, indicado para o cargo de diretor-geral da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), criada em maio de 2001 e instalada em fevereiro do ano passado.

Essa autarquia federal vinculada ao Ministério da Integração Nacional substituiu a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), extinta pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, após a descoberta de desvios de recursos. O que também provocou o fim da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Teixeira de Vasconcelos será ouvido pelos integrantes da CAE em meio à discussão sobre o projeto de recriação da Sudene, compromisso assumido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Aposentado do Banco do Estado de Pernambuco e alagoano de nascimento, Teixeira de Vasconcelos teve sua trajetória acadêmica e profissional centrada em território pernambucano, como assinala o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) em seu relatório.

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco e com curso de especialização na Sudene voltado para a assistência à pequena e média empresa, o consultor trabalhou no governo daquele estado e foi assessor da antiga superintendência. Possui também experiência internacional, com passagem pelo Chile e pela República Tcheca. Fez mestrado no Instituto da América Latina adjunto à Academia de Ciências da União Soviética, em Moscou, entre 1974 e 1977.

Monetária

Na primeira parte da reunião, que deve começar às 10h, os integrantes da CAE devem examinar quatro itens. Um deles é o que trata da programação monetária relativa ao terceiro trimestre deste ano, que obteve parecer favorável do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

Também está na pauta projeto de lei da Câmara dos Deputados de autoria do então deputado Jacques Wagner, atual ministro do Trabalho e Emprego, que torna obrigatória a construção de muro de proteção de concreto armado em pontes, viadutos e curvas perigosas nas rodovias federais. A CAE deve analisar o impacto econômico-financeiro da medida e, para tanto, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) recomenda em seu relatório que seja aprovado requerimento de informação ao Ministério dos Transportes, solicitando estimativa de impacto da medida nos exercícios de 2004 a 2008.



04/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa reunião que deve sabatinar indicado para Antaq

CAE inicia reunião para sabatinar indicado à presidência do Cade

CAE vai sabatinar indicado para Banco Central e ouvir depoimentos sobre PPPs

Adene é importante na recriação da Sudene, dizem Sérgio Guerra e indicado para dirigir a autarquia

Vídeo | Senadores se preparam para sabatinar candidato ao Supremo

Aprovados novos diretores para CVM e Adene