CAE vai sabatinar indicado para Banco Central e ouvir depoimentos sobre PPPs
Passados exatos dois meses do encaminhamento da mensagem presidencial ao Senado, o indicado para ocupar a Diretoria de Política Monetária do Banco Central, o economista Rodrigo Telles da Rocha Azevedo, deverá ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na próxima terça-feira (19), a partir das 10h.
O relatório do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), favorável à indicação, foi entregue no dia 24 de agosto à comissão, mas a sabatina acabou adiada em função de denúncias envolvendo os presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, e do Banco do Brasil, Cássio Casseb, e do calendário das eleições municipais.
Embora formalmente a indicação não especifique em qual diretoria Rocha Azevedo será empossado, porque cabe ao presidente do BC designar o cargo, ele deverá ocupar a vaga deixada pelo ex-diretor Luiz Augusto Candiota, que preferiu pedir demissão, em julho deste ano, depois de reportagem veiculada pela revista IstoÉ com denúncias de que ele teria deixado de declarar ao Fisco contas pessoais no exterior.
Como o seu antecessor, Rocha Azevedo possui um perfil de homem de mercado financeiro, de acordo com Suassuna. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado pela Universidade de Illinois, em Urbana (Champaign), nos Estados Unidos, o economista gaúcho defendeu tese sobre a volatilidade no mercado de ações no Brasil.
Rocha Azevedo ocupa a diretoria executiva do Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston (CSFB) desde 2001. Foi economista-chefe do CSFB no Brasil e co-diretor global de pesquisa econômica para a América Latina. Ingressou em março de 1994 no Banco de Investimentos Garantia, instituição que foi incorporada em 1998 pelo CSFB.
PPPs
Após a sabatina, a CAE deve realizar audiência pública para instruir o projeto de lei das parcerias público-privadas (PPPs). Pelo menos dois convidados já confirmaram presença na terça-feira: o chefe da assessoria econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Demian Fiocca, e o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão.
14/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ quer ouvir presidentes do Banco Central e da Caixa sobre problemas no Banco Panamericano
CCJ sabatina procurador do Banco Central, indicado para STM
CAE vai sabatinar indicado para Adene
CAE sabatina de Aldo Mendes, indicado para diretoria do Banco Central
Comissão sabatina Alexandre Tombini, indicado para o Banco Central
Começa reunião que deve sabatinar indicado para Antaq