CAE vota convocação regular ao Senado do presidente do BC
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)deve votar na próxima terça-feira (16) projeto do senador Paulo Hartung (PSB-ES) determinando que o presidente do Banco Central - ou diretor por ele designado - compareça regularmente à comissão para explicar aos senadores as decisões do Comitê de Política Monetária. Também está na pauta da CAE projeto de Hartung determinando a presença do presidente do BC na comissão para fornecer explicações sobre a execução da programação monetária do trimestre anterior.
O relator dos projetos, senador Bello Parga (PFL-MA), apresentou substitutivos para ambos. No primeiro caso, favorável à aprovação do projeto de Hartung, enquanto o segundo pede a aprovação de outra proposição sobre o mesmo assunto, tramitando conjuntamente, de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investigou o sistema financeiro.
Nove dos 14 projetos da pauta da CAE têm caráter terminativo, ou seja, têm na comissão a deliberação final do Senado, caso não haja requerimento para que a matéria vá a Plenário. Entre eles, projeto do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que permite aos motoristas de táxi a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a cada três anos, para compra do veículo de trabalho. Hoje, a isenção se limita a uma compra. O relator, senador Carlos Bezerra (PMDB-MT), apresentou um substitutivo ao projeto original.
Também é terminativo o projeto do senador Roberto Saturnino (sem partido-RJ) que permite dedução, no Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas, das quotas adquiridas de fundos mútuos de investimento em empresas emergentes. O parecer do relator, senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), é favorável.
O senador Gerson Camata (PMDB-ES) apresentou parecer favorável ao projeto do senador Luiz Pontes (PSDB-CE) que determina o incentivo, pelo poder público, da criação de tarifas especiais para promover o desenvolvimento da agricultura. A proposição, que altera a lei que dispõe sobre a política agrícola, é outra que deve ter na CAE a última apreciação pelo Senado.
Ainda em caráter terminativo na CAE está o projeto do senador José Eduardo Dutra (PT-SE) que corrige distorções na correção dos cálculos dos financiamentos rurais passados, além de regular a forma de suas execuções. O relator, senador José Agripino (PFL-RN), apresentou parecer favorável, com duas emendas à matéria.
Entre as demais propostas a serem votadas pela CAE estão o projeto que determina limites para o comprometimento da receita municipal no pagamento da dívida consolidada; o que obriga a realização de um relatório de impacto econômico e social sobre todas as concessões de serviços públicos; e o que trata da utilização de Certificados da Dívida Pública, pelos contribuintes adimplentes, no pagamento de dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
12/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE vota convocação regular do presidente do BC
Senado vota projetos do Executivo durante convocação extraordinária
NO ÚLTIMO DIA DA CONVOCAÇÃO, SENADO VOTA EMPRÉSTIMO PARA EDUCAÇÃO
CPI rejeita convocação de presidente do BB e aprova convocação de diretor do banco
Dilma anuncia encontro com o presidente do Senado para discutir proposta de convocação de plebiscito
Presidente da ANS quer que agência passe a regular prestadores de serviços de saúde