CAE vota empréstimo para melhorar equilíbrio fiscal da Bahia



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deve votar na próxima terça-feira (12), a partir das 10h, autorização para que o governo do estado da Bahia faça operação de crédito externo no valor de US$ 409 milhões, junto Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos serão usados para tornar mais eficiente os gastos e investimentos públicos, com o objetivo de melhorar o equilíbrio fiscal da Bahia.

Na mesma reunião, a CAE deve votar ainda outro pedido de empréstimo junto ao BID, desta vez para o estado de São Paulo. Os recursos, no valor de US$ 168 milhões, serão aplicados em obra do metrô paulista, no trecho Largo 13, Chácara Klabin.

A CAE deve apreciar também a programação monetária para o segundo semestre de 2009. Já aprovada pelo Conselho Monetário Nacional, do Banco Central, o texto explicita estimativas dos principais agregados monetários - incluindo taxas de juros e de câmbio - e estipula metas indicativas de sua evolução para o período. O documento estima, por exemplo, que deverão persistir, ao longo de 2009, a desaceleração econômica, em face da crise financeira mundial.

Presidida pelo senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), a CAE deve examinar também o PLC 34/01, de autoria do então deputado Jacques Wagner, que torna obrigatória a construção de muro de proteção contínuo de concreto armado em pontes, viadutos e curvas perigosas nas rodovias federais. O relator da matéria, senador Osmar Dias (PDT-PR), é favorável à aprovação do projeto, desde que seja definida a fonte de recursos para o financiamento das despesas das obras.



08/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO VOTA EMPRÉSTIMO PARA PROJETO DE EDUCAÇÃO DA BAHIA

Lauro Antonio ressalta importância da DRU para o equilíbrio fiscal

ÁLVARO DIAS PROPÕE SANÇÕES PARA GARANTIR EQUILÍBRIO FISCAL

Consultores dizem que proposta orçamentária para 2011 ameaça equilíbrio fiscal

Mantega destaca equilíbrio fiscal do Brasil

MARTUS TAVARES DIZ QUE CORTES SÃO NECESSÁRIOS AO EQUILÍBRIO FISCAL