CAE vota proibição de cobrança de caução em hospitais e clínicas para beneficiário de plano de saúde



Deverá ser votado nesta terça-feira (26), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), projeto de lei de autoria do senador Paulo Souto (PFL-BA) que proíbe a cobrança de caução ou outra forma de depósito pelas clínicas e hospitais particulares contratados ou credenciados pelos planos de saúde para a internação ou o atendimento de beneficiário desses planos. A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Segundo o autor do projeto, tais depósitos são atualmente exigidos geralmente para garantir o ressarcimento do prestador por eventuais procedimentos e medicações que o convênio se recuse a pagar. "Essas exigências - frisa Paulo Souto - são excessivas, caracterizando-se como prática abusiva, segundo dispõe o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (lei nº 9.078, de 11/09/1990) em seu artigo 39, inciso V." Por considerar tal exigência injusta, o senador conclama a CAE a aprovar de imediato sua proposta.

A CAE deverá analisar, também, projeto de autoria do senador Álvaro Dias (PDT-PR) que altera a sistemática do salário educação, com parecer favorável do relator, senador Roberto Saturnino (PSB-RJ), e projeto do senador Luiz Pontes (PSDB-CE) que cria incentivos à aqüicultura (produção de peixes e camarões, principalmente), também com parecer favorável do relator, senador Gerson Camata (PMDB-ES).

Outro projeto que deve ser examinado pela CAE é o de autoria da senadora Marina Silva (PT-AC) que pretende dar um reforço orçamentário aos estados que dispõem de parte do seu território para conservação da natureza ou demarcação de área indígena. A proposta quer utilizar-se de 2% dos recursos do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) para compensar as unidades da Federação detentoras dessas áreas de preservação ambiental. A senadora Heloísa Helena (PT-AL) apresentou emendas com o objetivo de aperfeiçoar o texto. O relator da matéria, contudo, senador Lúdio Coelho (PSDB-MS), deu parecer contrário à proposta.

Também recebeu parecer contrário do relator, senador Waldeck Ornélas (PFL-BA), projeto de lei do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) que pretende carrear mais recursos do sistema de seguros privados para o combate a calamidades, por meio do Fundo Especial para Calamidades Públicas (FUNCAP).



25/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário vota autorização para cobrança de serviços em hospitais universitários

Protocolado projeto para proibir cobrança de caução em internações emergenciais

CAE pode acabar com caução em hospitais

Protocolado projeto que coibe cobrança de caução em internações emergenciais

Senado aprova criminalização de exigência de cheque-caução em hospitais

CMA aprova fim da exigência de cheque-caução de associados de planos em hospitais