CAE vota projeto sobre fiscalização dos processos de intervenção em bancos



O Banco Central deverá encaminhar, semestralmente, à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), relatório pormenorizado do processo de intervenção e de liquidação extrajudicial das instituições financeiras. É o que determina projeto, de autoria do senador Romero Jucá (PSDB-RR), que será examinado em caráter terminativo pela CAE, nesta terça-feira (dia 7), às 10h. Na primeira parte da reunião, os senadores vão analisar duas mensagens do Executivo, a primeira com a Programação Monetária para o terceiro trimestre de 2001 e a segunda com a indicação do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler para compor o tribunal no cargo de ministro.

O projeto de Jucá, que recebeu parecer favorável do relator, senador José Alencar (PMDB-MG), estabelece que a nomeação de interventores e liquidantes deverá ser referendada pelo Senado, por voto secreto, no prazo de 90 dias contados a partir da nomeação. A matéria modifica a Lei 6.024, que trata de intervenção e liquidação extrajudicial de instituições financeiras.

Jucá argumenta, na justificação da proposta, que, devido à importância que esses titulares assumem na condução do processo, carecem de maior legitimidade no exercício de sua função. Ele entende também que o Senado deve tomar conhecimento dos processos de intervenção para "poder exercer a competência fiscalizadora que lhe confere a Constituição".

Consta da pauta também projeto do senador Edison Lobão (PFL-MA) estabelecendo que as importâncias não pagas pela Caixa Econômica Federal aos ganhadores dos prêmios de qualquer modalidade de loteria, após transcorrido o prazo legal para o seu recebimento, reverterão aos municípios atingidos por desastres climáticos ou ecológicos. O senador explica, na justificação da proposta, que dezenas de milhões de reais deixaram de ser pagos, por ter se esgotado o prazo, sendo oportuno, portanto, que sejam destinados a projetos sociais. A matéria, que será examinada em caráter terminativo, recebeu parecer favorável do relator, senador Wellington Roberto (PMDB-PB).

Em caráter não terminativo, será apreciado ainda o projeto, de autoria do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), que dispõe sobre direitos e garantias do contribuinte. A proposta dá garantias aplicáveis na relação tributária do contribuinte com as administrações fazendárias da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. A matéria está sendo relatada pelo senador Bello Parga (PFL-MA). A proposta já foi aprovada em maio pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

03/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores querem informações sobre gastos com bancos sob intervenção

CAE VOTA PROJETO DA CPI DOS BANCOS

CCJ vota projeto que atribui à PF investigação de assaltos a bancos

CAE vota projeto que submete os bancos ao Código de Defesa do Consumidor

Adams diz que processos com intervenção de Weber estão sendo revistos

LÚDIO CONSIDERA ACERTADA INTERVENÇÃO EM BANCOS