CAE VOTARÁ CRIAÇÃO DO FUNDO DE TELECOMUNICAÇÕES



A criação do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), proposta pelo Executivo e já aprovada pela Câmara, deverá ser votada pela Comissão de Assuntos Econômicos em outubro. O projeto recebeu parecer favorável do relator, senador Wellington Roberto (PMDB-PB). Ele argumenta que o Funttel irá contribuir para o aperfeiçoamento tecnológico do setor das telecomunicações, incentivando e ampliando a competição entre as empresas que atuam na área.
O objetivo do fundo é estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias, incentivar a capacitação de recursos humanos, fomentar a geração de empregos e promover o acesso de pequenas e médias empresas a recursos de capital.
Para Wellington Roberto, a proposta é "irrepreensível", faltando-lhe apenas acrescentar um representante do Ministério da Defesa no Conselho Gestor que administrará o fundo, lacuna preenchida por emenda do relator. "A atribuição do Ministério da Defesa no desenvolvimento do Sistema de Comunicações Militares por Satélite, que apóia o Sistema Militar de Comando e Controle, enquadra-se nos objetivos do Funttel", justificou. Os outros órgãos que terão um representantes no Conselho Gestor são os ministérios das Comunicações, da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Empresa Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O BNDES e a Finep serão também os agentes financeiros do fundo.
O patrimônio inicial do Funttel será composto por transferência de R$ 100 milhões do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações e sua principal fonte de receita será um percentual de 0,5% das receitas brutas auferidas com as concessões, permissões e autorizações de serviços de telecomunicações e de uso de radiofreqüências, bem como com a aprovação de laudos de ensaios de produtos, em percentual de no mínimo 1%, a ser fixado anualmente na lei orçamentária. Outra fonte de recursos prevista para o Funttel é a contribuição de 1% sobre a arrecadação bruta de eventos participativos realizados por meio de ligações telefônicas.

18/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRIAÇÃO DE TERRITÓRIOS E FUNDO DE TELECOMUNICAÇÕES MARCAM SEMANA

Flexa Ribeiro sugere criação de fundo de investimento em telecomunicações

Flexa Ribeiro propõe criação de novo fundo para investimentos em telecomunicações

CCT votará projeto que amplia atendimento da Amazônia na área de telecomunicações

CAE ANALISA FUNDO DE TELECOMUNICAÇÕES

CCT aprova novo fundo para telecomunicações