CRIAÇÃO DE TERRITÓRIOS E FUNDO DE TELECOMUNICAÇÕES MARCAM SEMANA



para a criaçãode três territórios e o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicaçõesforam aprovados pelo Plenário do Senado ao longo dos trabalhos desta semana. Em regime deurgência, foi aprovado o fundo, que visa estimular a pesquisa, a capacitação derecursos humanos, a criação de empregos e o acesso de pequenas empresas a recursos quelhes permitam competir no setor.

Pronto para ser sancionado, o texto estabelece que o fundo será administrado por umconselho gestor e terá como agentes financeiros o BNDES (Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social) e a Finep (Empresa Financiadora de Estudos eProjetos). Sua principal fonte será um percentual das receitas auferidas com asconcessões de serviços de telecomunicações e de uso de radiofreqüências, assim comoa aprovação de laudos de produtos.

Também nesta semana, o Senado aprovou proposta do senador Jefferson Peres (PDT-AM) derealização de um plebiscito em todo o estado do Amazonas, a fim de que a populaçãoresponda se deseja desmembrar alguns municípios para criar os territórios de Rio Negro,Juruá e Solimões. A idéia nasceu de projeto do senador Mozarildo Cavalcante (PFL-RR),que queria reunir os mesmos municípios na formação de um outro estado.

Mozarildo alegava que a área territorial de 1.600.000 quilômetros quadrados do estado doAmazonas impedia a atuação do aparelho estatal, condenando as populações dosmunicípios distantes a inúmeras carências, especialmente as de prestação do poderpúblico, e à falta de condições mínimas de saúde, saneamento, transporte eeducação.

Jefferson Peres entendeu que o projeto de Cavalcante reuniria áreas geográficas muitodistantes entre si e argumentou que a melhor forma de propiciar a todas as cidades doAmazonas o desenvolvimento que elas pleiteiam é formando três novos territórios, unindocidades situadas na calha dos rios Negro, Juruá e Solimões.

Por isso, opinou pela convocação de um plebiscito sobre a criação, não de um novoestado, mas de três territórios federais. O Ato das Disposições ConstitucionaisTransitórias já prevê novas entidades federativas na região da Amazônia Legal, comoforma de auxiliar o desenvolvimento daquela parte do território nacional.

Também ao longo da semana, o Senado aprovou decretos legislativos autorizando ofuncionamento das seguintes emissoras: Rádio Alvorada Freqüência Modulada, do Rio deJaneiro (RJ); Rádio Cultura de Assis, de Assis (SP); Rádio Jornal de Rio Claro, de RioClaro (SP); Rádio Musical FM, de Jacareí (SP); Sistema Excelsior de Comunicação, deRio Claro (SP); Sistema de Comunicação Rio Bonito, de Palmas (TO); e Rádio Alvorada FM,de Salinas (MG).

01/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


FUNDO DE TELECOMUNICAÇÕES E DEBATE SOBRE O FUMO MARCAM SEMANA DAS COMISSÕES

CAE VOTARÁ CRIAÇÃO DO FUNDO DE TELECOMUNICAÇÕES

Flexa Ribeiro sugere criação de fundo de investimento em telecomunicações

FUNDO DAS TELECOMUNICAÇÕES SERÁ VOTADO NA PRÓXIMA SEMANA

Flexa Ribeiro propõe criação de novo fundo para investimentos em telecomunicações

CRIAÇÃO DO FUNDO DE COMBATE À POBREZA MARCOU A SEMANA NO SENADO