CAFETEIRA PEDE RECURSOS PARA INFORMATIZAÇÃO DAS ELEIÇÃO DE 1998
A liberação de verbas para que Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possadar prosseguimento aos trabalhos de informatização das eleições e, assim, eliminar as possibilidades de fraude no pleito de 1998 foi pedida hoje (dia 16) pelo senador Epitácio Cafeteira (PPB-MA) que, nesse sentido, fez apelo ao líder do governo no Senado, Elcio Alvares (PFL-ES).
O senador ressaltou que a informatização dos votos é um serviço que beneficia o país e garante a soberania do voto popular. Ele lamentou que o governo ainda não tenha tomado as providências que garantam a utilização do sistema nas próximas eleições.
Por outro lado, Cafeteira voltou a reclamar das dificuldades impostas para a identificação dos eleitores que, pelas regras atuais, não precisam apresentar documento de identidade para votar, nem têm fotografia nos títulos eleitorais. Dessa forma, segundo disse, qualquer pessoa que se apresente à sessão eleitoral com esse documento tem direito a votar. "Por isso o temos chamado de título ao portador", garantiu.
Epitácio Cafeteira lembrou que o senador Ramez Tebet, apesar de ter defendido a obrigatoriedade da apresentação de documento de identidade para fazer valer o título de eleitor, acabou desistindo da medida para evitar que muitos ficassem impossibilitados de votar. No entendimento de Cafeteira, entretanto, o TSE precisa encontrar logo uma forma de resolver o problema.
16/06/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Informatização: Estação Especial da Lapa ganha sistema de informatização
Arruda destaca informatização do ensino com recursos do Fust
RENAN PEDE INFORMATIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES EM ALAGOAS
Cafeteira pede arquivamento do caso Renan; oposição pede vista
Cafeteira pede providências a Nelson Jobim para problemas em aeroporto no MA
CAFETEIRA DENUNCIA MÁ APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA