Caixa diz que cartão que dispensa fiador simplifica processo de aluguel



Ao excluir a necessidade de um fiador e garantir o pagamento de 12 prestações, o Cartão Aluguel vai facilitar o processo de locação de imóveis residenciais, acredita o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa Econômica Federal, Fábio Lenza.

“A imobiliária não precisa emitir boleto, se atrasar [o pagamento], não tem a preocupação de cobrar, de ligar para o inquilino, tudo é feito pela área de cartão da Caixa Econômica Federal. Simplifica muito o processo, tanto para a imobiliária quanto para o inquilino, além da garantia das doze parcelas, que dispensa o fiador”, destacou.

Ainda em fase de testes em duas imobiliárias credenciadas de Goiânia e duas de São Paulo, o Cartão Aluguel foi lançado na última segunda-feira (20). Em fevereiro, o produto será comercializado nacionalmente, depois de passar por eventuais ajustes. Para requisitar o cartão, é necessário ter renda mínima de R$ 1 mil. Quem não é cliente da Caixa também terá direito ao produto, mas precisa fazer o cadastro.

De acordo com Fábio Lenza, será estabelecido um limite para a quitação das parcelas de aluguel. “É um cartão de crédito normal que a pessoa pode usar no dia a dia e nós criamos um limite especial exclusivo para o pagamento de aluguel, que garante doze parcelas. Então, quando se passa esse cartão na imobiliária, já fica programado um ano, e a cada mês é cobrado do inquilino e repassado para a imobiliária”, explicou. 

O usuário deverá pagar uma taxa de anuidade de R$ 96 e outra de manutenção de 6,67% ao mês, na mesma fatura do cartão. Caso o inquilino não faça os pagamentos em dia, terá de pagar juros com taxa de 10,02% ao mês, e a imobiliária será avisada pelo banco. Assim, ela poderá tomar as medidas de retomada de imóvel.

A expectativa da Caixa Econômica Federal é que 300 imobiliárias estejam cadastradas até fevereiro de 2011.


Fonte:
Agência Brasil



24/12/2010 11:17


Artigos Relacionados


Caixa lança cartão de crédito para pagamento de aluguel, sem necessidade de fiador

Alberto Silva quer acabar com a exigência de fiador para aluguel

Fazenda: Secretaria simplifica processo de cobrança de IPVA atrasado

Senadores aprovam projeto que simplifica processo de produção de provas

SUBSTITUTIVO DISPENSA LICENÇA PARA PROCESSO

Brasil simplifica processo de pedidos de registro de marcas feitos por meio de papel