Caixa fecha acordo com Obras Sociais Irmã Dulce
A Caixa Econômica Federal assinou, na sexta-feira (22), em Salvador (BA), acordo de cooperação com as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).
O objetivo é divulgar o programa Sócio-Protetor, responsável pelo recebimento das doações voluntárias, uma das mais importantes fontes de recursos para a manutenção dos trabalhos assistenciais da entidade.
Inicialmente, mil folhetos, que autorizam o débito em conta para a contribuição às obras sociais, serão oferecidos aos clientes em todas as agências da CAIXA na Bahia, como forma de alavancar novas doações
O superintendente regional da Caixa, Luiz Antonio de Souza, ressaltou a importância de parcerias desta natureza, pela abrangência das ações filantrópicas praticadas pela entidade.
“As Obras Sociais Irmã Dulce auxiliam, justamente, uma parcela da população que mais precisa de amparo, preservando e ampliando a intenção da sua criadora, a nossa sempre querida Irmã Dulce”, destacou Souza.
Múltiplas áreas
A Osid presta assistência à população de baixa renda, nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Educação e na preservação e divulgação da história de sua fundadora.
A sede da instituição filantrópica fica em Salvador, no Largo de Roma, bairro Cidade Baixa. O local, conhecido como Complexo Roma, abriga 14 dos 15 núcleos da entidade, incluindo 1.005 leitos para o atendimento de patologias clínicas e cirúrgicas. O décimo-quinto fica no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.
A área da Saúde é amplamente contemplada pela Osid. O Hospital Santo Antônio, por exemplo, recebe 26% das internações e 31% dos atendimentos ambulatoriais da capital baiana. Somente no Complexo Roma, são contabilizados, por ano, cerca de 2 milhões de atendimentos ambulatoriais.
Além dos núcleos pertencentes à instituição, a Osid administra quatro hospitais públicos, todos localizados na Bahia e vinculados ao governo do estado. São eles: o Hospital São Jorge/UPA Roma, em Salvador; Hospital do Oeste, em Barreiras; Hospital Eurides Sant’anna, em Santa Rita de Cássia; e Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê.
Caixa Melhores Práticas
A Associação Obras Sociais Irmã Dulce também concorre, juntamente com outras 34 práticas, selecionadas em todo o país, ao prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local.
A última etapa de avaliação das práticas foi realizada de 11 a 13 de novembro, quando um júri externo, composto por representantes referências nos assuntos ligados às categorias e temas-foco que classificam as práticas, elegeu as 20 Melhores Práticas em Gestão Local. Contudo, o resultado final só será divulgado em cerimônia especial, no dia 3 de dezembro, em Brasília (DF).
Os projetos premiados serão inscritos pela CAIXA para concorrer ao Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas 2014, promovido pela Municipalidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em parceria com a ONU/Habitat.
Fonte:
Caixa Econômica Federal
25/11/2013 13:24
Artigos Relacionados
Antônio Carlos Júnior destaca cinquentenário das Obras Sociais Irmã Dulce
Irmã Dulce
Lídice da Mata defende canonização de Irmã Dulce
César Borges pede canonização de Irmã Dulce
Dilma acompanha 70 mil fieis em cerimônia de beatificação de Irmã Dulce
Em Salvador, presidenta Dilma participa da missa de beatificação da Irmã Dulce