Calheiros apóia decisão de Roberto Amaral de destinar mais verbas para pesquisas no Norte-Nordeste



O senador Renan Calheiros (AL), líder do PMDB, apoiou em discurso a disposição do ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, de destinar mais verbas para a pesquisa nas regiões Norte e Nordeste. Calheiros observou que o ministro é um -socialista nordestino- nascido em Fortaleza (CE) e, por isso, tentará dar um caráter -efetivamente nacional- à pesquisa científica - hoje, 77% dos pesquisadores do país trabalham no Sul-Sudeste.

Conforme o líder peemedebista, o Senado poderá dar grande contribuição à melhoria da ciência e tecnologia no país, aprovando propostas que permitam a integração de pesquisadores e professores de universidades mantidas pelo governo com a iniciativa privada.

Um dos caminhos, na opinião de Renan, poderá ser a flexibilização da atual lei de licitação, para que entidades públicas possam fazer -encomendas tecnológicas-, dando prioridade à compra de produtos com características inovadoras. Além disso, o Congresso poderia definir regras para a divisão dos direitos sobre propriedade intelectual, ou patentes, entre órgãos públicos, pesquisadores e empresas privadas.

Renan Calheiros sustentou que o Brasil tem de sair -da incômoda posição- de 43º lugar entre 72 países no índice de desenvolvimento tecnológico elaborado pelas Nações Unidas. Não existem ainda, acrescentou, mecanismos compensatórios para a parcela da sociedade que não acompanha o avanço do conhecimento, -uma das condições para o progresso sem exclusão social-.

- O ministro Roberto Amaral tem esta consciência, adquirida após muitos anos de militância em organizações de esquerda e no movimento estudantil, do qual nós também tivemos orgulho de participar. Por isso, precisamos fortalecer o papel do ministro - afirmou o líder do PMDB.



29/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo elogia o governo por destinar mais verbas para a saúde e pede melhor administração do setor

Renan Calheiros: Norte e Nordeste passam a liderar ranking de geração de empregos

Walter Pinheiro apoia reivindicações de governadores do Norte e Nordeste

PATROCÍNIO DEFENDE MAIS VERBAS PARA O PROGRAMA CALHA NORTE

MARLUCE DEFENDE MAIS VERBAS PARA O PROGRAMA CALHA NORTE

ODACIR SOARES PEDE MAIS VERBAS PARA CALHA NORTE