Papaléo elogia o governo por destinar mais verbas para a saúde e pede melhor administração do setor



O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) elogiou o governo federal pela decisão de incluir no Orçamento da União para o próximo ano um aumento na receita para o Ministério da Saúde de 26,15% em comparação com o Orçamento de 2003. Por outro lado, observou que notícias veiculadas pela imprensa sinalizam que a área da saúde precisa ser melhor administrada.

- Sabemos que os recursos são necessários e indispensáveis. No entanto, as prioridades, o regular funcionamento, o acompanhamento das ações, a fiscalização, as punições e outras medidas devem estar na pauta dos administradores, em particular neste setor, que muito tem sido criticado pela população e que vem penalizando o cidadão que necessita de um serviço eficiente - afirmou Papaléo.

Na avaliação do senador pelo Amapá, se os R$ 29 bilhões previstos no Orçamento de 2004 para o Ministério da Saúde não forem destinados às prioridades básicas e aplicados com eficiência, a situação da saúde no país não melhorará e poderá até ficar pior. Ele acrescentou que o pedido de demissão coletiva dos membros da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme), justificado por uma suposta censura que tais servidores estariam sofrendo, deve ser esclarecido pelo Senado.

A sociedade, disse Papaléo Paes, espera que as ações públicas sejam transparentes, e, por este motivo, os senadores não podem ficar passivos diante de acusações de que os membros da Cateme teriam perdido a liberdade de divulgar suas decisões por intermédio da Internet. Ele informou que levará o assunto ao conhecimento da Subcomissão de Saúde do Senado logo que tenha maiores informações sobre o pedido de demissão coletiva.



01/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo elogia qualidade da Universidade Federal do Amapá e pede mais verbas para o ensino superior

Papaléo elogia qualidade da Universidade Federal do Amapá e pede mais verbas para o ensino superior

Papaléo pede aprovação do projeto que aumenta destinação de verbas para a saúde

(Flash) - Governo do Estado vai destinar mais R$ 20 milhões para o setor cultural nos próximos dois

Calheiros apóia decisão de Roberto Amaral de destinar mais verbas para pesquisas no Norte-Nordeste

Garibaldi pede mais verbas para o Saúde da Família