ODACIR SOARES PEDE MAIS VERBAS PARA CALHA NORTE



As dotações destinadas ao Programa Calha Norte no Orçamento da União são insuficientes e precisam ser reforçadas para garantir a continuidade dos esforços desenvolvidos pelo projeto, conforme advertência contida em pronunciamento feito hoje (28) pelo senador Odacir Soares (PFL-RO).

O senador destacou o papel desempenhado pelo Programa, que, a seu ver, "transcende em muito o aspecto de vigilância daquela região de relevante interesse político-estratégico, para se mostrar um projeto governamental arrojado e multidisciplinar, de considerável alcance social para os brasileiros cuja presença em áreas inóspitas assegura nossa posse sobre a região".

Soares lembrou que o Calha Norte abrange uma área correspondente a 14% do território brasileiro e 41% das nossas fronteiras, numa região de difícil acesso, baixa densidade populacional e grande carência de recursos, sendo, portanto, "irrisória"a soma de US$ 150 milhões investida no Programa ao longo dos dez anos de sua implantação. Deste total, apenas US$ 7,13 milhõescorrespodem ao atual exercício.

O senador prometeu retornar ao assunto após a apresentação do relatório da Comissão Especial Mista do Congresso, presidida pela senadora Marluce Pinto (PTB-RR), incumbida da reavaliação e estudo de medidas que promovam o revigoramento das diretrizes que orientam o Programa.

28/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO DEFENDE MAIS VERBAS PARA O PROGRAMA CALHA NORTE

MARLUCE DEFENDE MAIS VERBAS PARA O PROGRAMA CALHA NORTE

PROJETO CALHA NORTE, EXÉRCITO E AERONÁUTICA GANHAM MAIS VERBAS

Augusto Botelho pede mais compreensão com o Programa Calha Norte

PROGRAMA CALHA NORTE DEVERÁ RECEBER VERBAS DO GOVERNO, DIZ BERNARDO CABRAL

ODACIR SOARES QUER MAIS QUALIDADE E RECURSOS PARA ENSINO BÁSICO