Câmara de fibras naturais será criada em 2011
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai criar, ainda no primeiro semestre de 2011, uma Câmara Setorial de fibras naturais. Participarão das reuniões do fórum consultivo, os representantes dos produtores, indústria e governo. Também estarão representados os responsáveis pela comercialização de produtos como sisal, juta, malva, piaçava, algodão colorido e fibra de coco.
“Essa iniciativa será importante para discutirmos os principais gargalos desses setores e definirmos metas para o desenvolvimento da agricultura brasileira”, explica Andressa Beig, coordenadora-substituta de Oleaginosas e Fibras do ministério.
Entre os assuntos que serão tratados nas reuniões em 2011, Andressa ressalta a necessidade do aperfeiçoamento dos leilões do Prêmio de Escoamento do Produto (PEP) para sisal. Criado em 2010, o PEP é um instrumento de garantia de preço mínimo ao produtor. “Devemos adequar o regulamento do PEP, mais utilizado para grandes culturas, como milho e trigo, às especificidades dessa fibra”, explica. Além disso, segundo ela, será importante discutir medidas de apoio a outros produtos contemplados nessa Câmara, por meio da avaliação dos custos de produção e rentabilidade dos produtores.
Na produção dessas fibras naturais, destacam-se os estados da Bahia (sisal, piaçava e fibra de coco) e do Amazonas (juta e malva), bem como a região Nordeste (algodão colorido).
Câmaras Setoriais
As Câmaras Setoriais e Temáticas foram criadas em 2003. O objetivo do fórum consultivo é propor, apoiar e acompanhar as ações para o desenvolvimento das atividades das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. Em 2010, foram realizadas 107 reuniões. A expectativa do Ministério da Agricultura é de que sejam 112, em 2011.
As Câmaras Temáticas englobam mais de uma cadeia produtiva, como insumos, orgânicos, agricultura irrigada e de infraestrutura e logística. Cada reunião conta com 25 integrantes de entidades representativas e do governo.
Fonte:
Ministério da Agricultura
24/02/2011 19:11
Artigos Relacionados
Ministério cria câmara setorial de fibras naturais
Câmara Técnica é criada para aprimorar dados sobre segurança
Em 2011, 302 desastres naturais no mundo geraram mais de 29 mil mortos e US$ 366 bi de prejuízos
Garibaldi diz que será criada CPI do apagão educacional
CONTA-PAGAMENTO PADRÃO SERÁ CRIADA POR RESOLUÇÃO DO CMN
Autarquia será criada para fiscalizar universidades privadas