Câmara de Gestão inicia avaliação pelo Ministério da Saúde e Infraero



A Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade (CGDC) decidiu iniciar o processo de avaliação, no próximo mês, pelo Ministério da Saúde e pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O anúncio foi feito na quarta-feira (29), pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, após reunião com os integrantes da câmara.

A ministra Gleisi explicou que a avaliação nestes dois setores tem duas dimensões. A primeira delas é a econômica, uma vez que a pasta da Saúde é uma das que mais recebe recursos da União, e o segundo fato diz respeito à prestação de serviços aos cidadãos.

“O ministro Padilha [Alexandre Padilha, ministro da Saúde] pediu para que o seu ministério fosse um dos primeiros a serem avaliados. Então, no início do mês vamos nos reunir com ele para definirmos as prioridades”, contou a ministra Gleisi.

Outra deliberação do grupo é acompanhar os projetos com vistas à Copa do Mundo Fifa 2014. Segundo explicou a ministra, os integrantes da Câmara de Gestão podem dar contribuição ao Comitê Gestor da Copa. Gleisi Hoffmann retomou também a questão dos aeroportos com o foco na qualidade do serviço prestado aos passageiros. Ela frisou que existe preocupação, por exemplo, com o tempo de restituição das bagagens.

“São questões pequenas do cotidiano dos aeroportos. Mas a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] vai atuar com bastante rigor, por exemplo, para que os voos normais não sejam substituídos por voos fretados (charters)”, disse a ministra-chefe da Casa Civil.

De acordo com Gleisi Hoffmann, na próxima semana a comissão se reunirá com o ministro do Esporte, Orlando Silva, para definir as estratégias de acompanhamento da Copa do Mundo 2014. “A idéia é ajudar, fazer um acompanhamento de todas as obras da Copa, das datas, dos prazos, dos riscos que temos. Temos um conhecimento grande na CGDC, que é a participação dos empresários. Tenho certeza que isso vai ajudar muito o governo.”

 

Câmara de Gestão

Criada pela presidenta Dilma Rousseff, a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, está vinculada ao Conselho de Governo da Presidência da República. A câmara é formada por empresários e ministros e vai assessorar o governo na gestão pública. O objetivo é reduzir custos, racionalizar processos, aumentar a produtividade, otimizar sistemas de compras e os serviços prestados à sociedade.

A câmara tem quatro representantes da sociedade civil, com reconhecida experiência e liderança nas áreas de gestão e competitividade: o empresário Jorge Gerdau Johannpeter - presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau - presidirá a entidade. Os outros empresários são Abílio Diniz - dono da Companhia Brasileira de Distribuição; Antônio Maciel Neto - presidente da Suzano Papel e Celulose; e Henri Philippe Reichstul - ex-presidente da Petrobras -1999/2001.

Pelo governo federal, participam os titulares da Casa Civil (Gleisi Hoffmann), da Fazenda (Guido Mantega), do Planejamento (Miriam Belchior), e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Fernando Pimentel). A participação é considerada como serviço público relevante e não será remunerada.

A câmara não terá estrutura nem quadro próprio, mas contará com o apoio técnico e logístico de uma secretaria-executiva na Casa Civil da Presidência da República. As regras para sua organização e funcionamento serão estabelecidas em regimento interno, a ser proposto pelo seu presidente e aprovado pela maioria absoluta de seus membros. De acordo com Jorge Gergau, as reuniões da CGDC ocorrerão ordinariamente de dois em dois meses.


 

Fonte: Agência Brasil
Blog do Planalto



30/06/2011 10:49


Artigos Relacionados


Câmara de Gestão define ministérios, Infraero e Correios entre áreas prioritárias

Saúde inicia avaliação de Centros Odontológicos

Ministério da Saúde envia mais de 5,7 milhões de carta de avaliação de atendimento no SUS

Frente Parlamentar da Saúde inicia trabalhos e destaca metas para próxima gestão

Câmara de Gestão discute melhorias para áreas da saúde, justiça e esporte

Rio de Janeiro inicia comemoração pelo Dia Mundial da Saúde