Camata acha que crise no Brasil será superada com medidas já adotadas



O senador Gerson Camata (PMDB-ES) disse acreditar que a crise financeira será superada no Brasil apenas com as medidas que o Banco Central e o Ministério da Fazenda já adotaram. Ele disse, em discurso nesta quinta-feira (30), que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, tem sido "absolutamente competente" para resolver os problemas que vêm surgindo desde a eclosão da crise financeira internacional.

Camata entende que o Brasil vem se preparando há anos para enfrentar crises. O preparo foi iniciado no governo Fernando Henrique Cardoso, com estabilização da moeda, adoção do câmbio flutuante, superávit primário e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Para ele, o mais importante é que tais medidas foram mantidas pelo então ministro Antônio Palocci, da Fazenda,por Henrique Meirelles e pelo atual ministro da Fazenda, Guido Mantega.

- O presidente Lula desafiou a esquerda do PT, que queria mudar tudo, que defendia medidas heterodoxas e até um pouco mais de inflação, manteve a política econômica e pôde colher os bons frutos. Agora, graças ao que foi feito, o Brasil tem condições de superar essa crise - acrescentou o senador.

Neste momento, disse Camata, o Congresso não deve deixar de apoiar as medidas anunciadas nos últimos dias pelo governo. Ele afirmou ainda que o presidente Lula estava correto, logo nos primeiros dias da crise financeira nos Estados Unidos e na Europa, ao minimizar seus possíveis efeitos para o Brasil. Conforme o senador, qualquer presidente tem a obrigação de se apresentar otimista e dizer que os problemas têm solução, mesmo sabendo que a situação pode ficar difícil.



30/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Machado analisa conseqüências dos atentados e sugere medidas a serem adotadas no Brasil

Sarney faz balanço do ano e diz que crise do Senado foi superada

MARINA CONSIDERA SUPERADA A CRISE DO PT NO RIO DE JANEIRO

Dutra: ato do PFL demonstra que crise política não está superada

Conheça as medidas adotadas pós-recadastramento

Medidas de racionamento adotadas pelo Senado