MARINA CONSIDERA SUPERADA A CRISE DO PT NO RIO DE JANEIRO



A senadora Marina Silva (PT-AC) considerou "em parte superada" a crise do PT do Rio de Janeiro com Anthony Garotinho, depois do pedido de desculpas do governador e o reconhecimento de que "foi infeliz" sua frase acusando o PT de ser um partido muito apegado a cargos no governo. .
Marina afirmou que o PT surgiu justamente como uma alternativa ao fisiologismo da política brasileira e à utilização dos meios públicos por particulares. "Se o PT fosse interessado em cargos, não teria saído do governo Dante de Oliveira, no Mato Grosso, nem do governo Vitor Buaiz, no Espírito Santo, como fez, entregando todos os cargos", disse. .
A parlamentar disse já estar acostumada com as críticas que o PT recebe. "Se temos uma ala radical ela é criticada por seu radicalismo, se temos uma ala moderada, ela é criticada como sendo "a direita do partido". É a tal história: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". .
O PT faz alianças programáticas, e não por oportunismo político, afiormou a senadora, assegurando que esse é o caso do Rio de Janeiro. "Ajudamos a eleger o governador Garotinho e nos sentimos responsáveis pelas soluções que ele está buscando na saúde, na educação e na segurança pública para enfrentar os enormes desafios do estado". .
Em aparte, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) disse ser necessário fazer uma reflexão em relação a alianças do PT, um partido que tem a firmeza de defender um programa diferente de modelo econômico para o Brasil. .
Ao finalizar, Marina lembrou o exemplo da Argentina, onde uma coligação de forças políticas bem diferentes foi capaz de derrotar a proposta neo-liberal do presidente Carlos Menem. "Talvez uma união semelhante no Brasil seja capaz de repetir esse tipo de vitória eleitoral".

27/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi considera superada idéia de convocar Dilma Rousseff à CPI

Sarney faz balanço do ano e diz que crise do Senado foi superada

Dutra: ato do PFL demonstra que crise política não está superada

Camata acha que crise no Brasil será superada com medidas já adotadas

MARINA CONSIDERA UM RETROCESSO AS MUDANÇAS NO CÓDIGO FLORESTAL

Ana Amélia considera 'casuísmo' projeto que prejudica partido de Marina