Camata cumprimenta Lula por ter aconselhado o Equador a ficar longe das Farc
O senador Gerson Camata (PMDB-ES) cumprimentou, nesta quarta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter aconselhado o presidente do Equador, Rafael Correa, que está em visita ao Brasil, "a se manter longe das Farc caso queira ter o apoio do Brasil no conflito com a Colômbia".
Correa veio ao Brasil agradecer a Lula pelo apoio do governo brasileiro aos protestos do Equador contra a invasão do território equatoriano pelo exército da Colômbia, em uma ação contra as Farc, no sábado (1º), que resultou na morte do líder do movimento guerrilheiro Raúl Reyes e outros 16 integrantes do grupo.
Gerson Camata, porém, se disse irritado pelo fato de Correa ter reconhecido, no Brasil, que dá abrigo às Farc. O senador lembrou que o Equador mantém entendimentos com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusado de financiar as Farc.
- O presidente do Equador reclama, mas ele dá abrigo a guerrilheiros que atacam outro país. Agora eu pergunto: porque ele não dá abrigo também aos mais de 4 mil prisioneiros das Farc? - indagou o parlamentar.
Camata também condenou o gesto brasileiro de sugerir à Colômbia que enfatize um pedido de desculpas ao Equador, argumentando que Correa acusou o Brasil de também abrigar integrantes das Farc, ao declarar, em entrevista, que "provavelmente há bases das Farc no Brasil".
O senador disse ainda que, ao enfatizar acusações de que o Brasil também teria bases das Farc, Correa colocou o país "na panela de fogo onde já estava a Venezuela e armou um entrevero".
O senador manifestou, no entanto, a sua confiança na decisão do governo brasileiro de entregar ao Ministério das Relações Exteriores a responsabilidade pelas ações do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) no que se refere ao conflito.
05/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Amorim diz que governo não compactua com as Farc e aposta em investigação do ataque no Equador
Camata: Apesar dos problemas, as Farc não podem ser subestimadas
Camata critica incentivo de Fidel à continuação da luta pelas Farc
Camata cumprimenta juiz indicado para o TST
Camata cumprimenta ministro da Agricultura por proibir importação de café do Vietnã
Demóstenes aponta laço ideológico entre governo Lula e as Farc