Camata quer CPI para investigar denúncias contra Renan Calheiros



"Quero cumprimentar o PT pela competência e habilidade genial com que conseguiu começar a extinção do Senado". A observação irônica foi feita pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES) que, nesta quinta-feira (13), disse que o PT deu um golpe de morte no Senado "com a posição dos gays cívicos, que não são sim, nem não, estão na coluna do meio, a da abstenção". O senador referia-se às seis abstenções ocorridas na votação em que foi preservado o mandato de Renan Calheiros. Camata defendeu a extinção do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa e a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar as denúncias contra Renan.

Na avaliação do senador pelo Espírito Santo, o Conselho de Ética ficou desmoralizado após ter sua decisão de aprovar em votação aberta parecer pedindo a cassação de Renan Calheiros contrariada pelo Plenário, em votação secreta. Ele opinou que o fato de a sessão ter sido também secreta levou a Casa a ser motivo de chacota na imprensa nacional, já que várias páginas na Internet noticiaram passo a passo os acontecimentos do Plenário que, teoricamente, deveriam estar transcorrendo em sigilo.

Para Camata, a criação de uma comissão parlamentar de inquérito, que apelidou de CPI da Ratoeira, acabaria com o problema que o conselho enfrenta de não poder abrir sigilos. Ele considerou que, se uma investigação ampla não for realizada, o Senado permanecerá durante muito tempo exposto à execração pública.

- Se não passarmos esse iodo, esse álcool, esse inseticida, esse germicida em cima dessa chaga, o Senado vai continuar exposto ao ridículo e à vergonha da Nação. Se não tomarmos providências, vamos carregar o defunto de ontem nas costas por esse tempo afora - afirmou Camata.



13/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Duque rejeita denúncias contra José Sarney e Renan Calheiros

Marisa Serrano se diz contra a inclusão de novas denúncias na investigação sobre Renan Calheiros

Heloísa Helena quer investigar na CFC as denúncias contra Murad

Virgílio quer investigar denúncias contra Maurício Corrêa

Wellington quer encerrar representação do PSOL contra Renan Calheiros nesta quarta-feira

Oposição quer CPI para investigar denúncias